quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Lucas 21, 29-33 Estejam atentos.

* 29 E Jesus contou uma parábola: “Olhem a figueira e todas as árvores. 30 Vendo que elas estão dando brotos, vocês logo sabem que o verão está perto. 31 Vocês também, quando virem acontecer essas coisas, fiquem sabendo que o Reino de Deus está perto. 32 Eu garanto a vocês: tudo isso vai acontecer, antes que passe esta geração. 33 O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras não desaparecerão. Comentário: * 29-38: Tarefa urgente do discípulo é testemunhar sem esmorecer, continuando a ação de Jesus. A espera da plena manifestação de Jesus e do mundo novo, por ele prometido, impede que o discípulo se instale na situação presente; e por outro lado, evita que o discípulo desanime, achando que o projeto de Jesus é difícil, distante e inviável. Ao descrever a destruição de Jerusalém, o Evangelho de Lucas não quer anunciar o fim do mundo, mas mostrar que a queda daquela cidade é um marco fundamental para a nova criação, a criação do novo Reino de Deus no mundo. Jesus encoraja seus discípulos a terem esperança, porque está perto o triunfo definitivo. Em Jesus Cristo, o Reino de Deus já está no meio de nós, mas é uma realidade que pertence também ao “ainda não”, porque cada cristão está chamado a trabalhar pela sua concretização plena. O Reino se torna presente na nossa vida sempre que a justiça triunfa, criando relações determinadas pelo espírito de partilha e fraternidade, levando todos a usufruírem da liberdade e da vida.

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Lucas 21, 20-28 Fim da separação.

* 20 “Quando vocês virem Jerusalém cercada de acampamentos, fiquem sabendo que a destruição dela está próxima. 21 Então, os que estiverem na Judéia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22 Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. 23 Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando nesses dias, pois haverá uma grande desgraça nessa terra e uma ira contra esse povo. 24 Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações. Jerusalém será pisada pelos pagãos, até que o tempo dos pagãos se complete.” A história e o fim dos tempos -* 25 “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. E na terra, as nações cairão no desespero, apavoradas com o barulho do mar e das ondas. 26 Os homens desmaiarão de medo e ansiedade, pelo que vai acontecer ao universo, porque os poderes do espaço ficarão abalados. 27 Então eles verão o Filho do Homem vindo sobre uma nuvem, com poder e grande glória. 28 Quando essas coisas começarem a acontecer, levantem-se e ergam a cabeça, porque a libertação de vocês está próxima.” Comentário: * 20-24: Lucas descreve a destruição de Jerusalém no ano 70 d.C. Esse acontecimento marca o final da história do povo da Antiga Aliança. Daí para a frente não há mais separação entre judeus e pagãos: o povo de Deus da Nova Aliança será construído por pessoas vindas de todos os povos da terra. * 25-28: Cf. nota em Mc 13, 24-27: A queda de Jerusalém manifesta e antecipa o julgamento com que Deus acompanha toda a história, e que se consumará no fim dos tempos. O Filho do Homem é Jesus que, pela sua morte e ressurreição, testemunhadas pelos discípulos, irá reunir todo o povo de Deus (cf. Dn 7,13-14). Na última semana do ano litúrgico, o Evangelho nos convida a refletir sobre a temática do Juízo Final. Descrito em traços devastadores, típicos da literatura apocalíptica, que retrata o futuro com imagens impressionantes, o Juízo Final está impregnado de expressões de esperança, por exemplo: “levantem-se e ergam a cabeça, pois a libertação de vocês está próxima”. A esperança cristã é perseverante, não obstante a noite fria do abandono, porque está fundamentada em Deus, a quem servimos com tanta firmeza e que nos libertará. Lido hoje, esse Evangelho faz pensar na destruição de Jerusalém (70 d.C.), que marcará o início da nova fase do povo de Deus, com a fuga dos cristãos para a Transjordânia, e o Evangelho chegando a todo o mundo conhecido, através da ação dos apóstolos.

terça-feira, 25 de novembro de 2025

Lucas 21, 12-19 A coragem do testemunho.

* 12 “Mas, antes que essas coisas aconteçam, vocês serão presos e perseguidos; entregarão vocês às sinagogas, e serão lançados na prisão; serão levados diante de reis e governadores, por causa do meu nome. 13 Isso acontecerá para que vocês deem testemunho. 14 Portanto, tirem da cabeça a ideia de que vocês devem planejar com antecedência a própria defesa; 15 porque eu lhes darei palavras de sabedoria, de tal modo que nenhum dos inimigos poderá resistir ou rebater vocês. 16 E vocês serão entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vocês. 17 Vocês serão odiados por todos, por causa do meu nome. 18 Mas não perderão um só fio de cabelo. 19 É permanecendo firmes que vocês irão ganhar a vida!” Comentário: * 12-19: A relação entre Deus e os homens continua através dos discípulos, que devem prosseguir a missão de Jesus pelo testemunho. Contudo, assim como Jesus encontrou resistência, também eles: serão perseguidos, presos, torturados, julgados e até mesmo mortos por continuarem a ação de Jesus. Mas não devem ficar preocupados com a própria defesa. O importante é a coragem de permanecer firmes até o fim. O anúncio de Jesus sobre o futuro da missão tem sua comprovação na leitura dos Atos dos Apóstolos. Descrevendo inúmeros acontecimentos ligados à Igreja nascente e à ação dos apóstolos, com ênfase na missão de Pedro e de Paulo, o livro dos Atos comprova tudo o que Jesus profetiza: “Vocês serão entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos; matarão alguns de vocês; e vocês serão odiados por todos, por causa do meu nome”. Em contrapartida, Jesus promete estar sempre ao lado dos seus discípulos, ontem e hoje. Consola-nos, dizendo: “Eu darei a vocês palavras e sabedoria, às quais nenhum dos adversários conseguirá resistir ou rebater”. Ao contrário da nossa sociedade, em que as pessoas valorizam excessivamente o poder político e econômico, Jesus mostra que a sabedoria dos cristãos radica-se no testemunho fiel ao Evangelho do amor e da vida.

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Lucas 21, 5-11 O fim ainda não chegou.

* 5 Algumas pessoas comentavam sobre o Templo, enfeitado com pedras bonitas e com coisas dadas em promessa. Então Jesus disse: 6 “Vocês estão admirando essas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído.” 7 Eles perguntaram: “Mestre, quando vai acontecer isso? Qual será o sinal de que essas coisas estarão para acontecer?” 8 Jesus respondeu: “Cuidado para que vocês não sejam enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo já chegou’. Não sigam essa gente. 9 Quando vocês ouvirem falar de guerras e revoluções, não fiquem apavorados. Primeiro essas coisas devem acontecer, mas não será logo o fim.” 10 E Jesus continuou: “Uma nação lutará contra outra, um reino contra outro reino. 11 Haverá grandes terremotos, fome e pestes em vários lugares. Vão acontecer coisas pavorosas e grandes sinais vindos do céu.” Comentário: * 5-11: Cf. nota em Mc 13,1-8: Jesus anuncia a destruição do Templo de Jerusalém, acontecida no ano 70, e as batalhas que se verificaram entre os anos 66 e 70. O Templo era o símbolo da relação de Deus com o povo escolhido. Jesus salienta que o fim de uma instituição não significa o fim do mundo e nem o fim da relação entre Deus e os homens. Os dias que virão, descritos de modo apocalíptico por Jesus, dizem respeito à última vinda do Senhor, que, conforme professamos no Credo, “virá novamente, em glória, para julgar os vivos e os mortos, e o seu reino não terá fim”. Haverá muitos sinais, mas devemos aguardá-lo com alegria, esperança e confiança, como indica a Palavra de Deus, não com medo ou angústia. Cristo virá para instaurar um novo Reino, que jamais será destruído e que permanecerá para sempre. Jesus não apresenta nenhuma data, mas adverte contra os falsos messias que surgirão dizendo: “Sou eu… O tempo está próximo”. Atenção a esses falsos profetas, que abundam em nossos dias.

domingo, 23 de novembro de 2025

Lucas 21, 1-4 A verdadeira atitude religiosa.

* 1 Erguendo os olhos, Jesus viu pessoas ricas que depositavam ofertas no Tesouro do Templo. 2 Viu também uma viúva pobre que depositou duas pequenas moedas. 3 Então disse: “Eu garanto a vocês: essa viúva pobre depositou mais do que todos. 4 Pois todos os outros depositaram do que estava sobrando para eles. Mas a viúva, na sua pobreza, depositou tudo o que possuía para viver.” Comentário: * 1-4: Enquanto os doutores da Lei exploram as viúvas e roubam suas casas, uma viúva pobre deposita no Tesouro do Templo tudo o que possui para viver. Ao elogiá-la, Jesus mostra que numa sociedade que acredita em Deus, vigoram não relações econômicas baseadas no supérfluo, mas relações de doação total, que não se prendem a seguranças pessoais. Duas ofertas no templo. Uma de alguns ricos e outra de uma viúva pobre que deposita no tesouro duas pequenas moedas. Ações semelhantes, mas gestos simbólicos muito diferentes, pois enquanto os ricos dão alguns “trocados”, que em nada lhes fará falta, a viúva entrega tudo o que tem para viver. Doa a própria vida. Este Evangelho ilustra a convicção de que é Deus que realiza toda espécie de prodígios na nossa vida. Diante de tão grande dom, o cristão não pode corresponder apenas com “sobras”. Somos chamados, a exemplo da viúva, a entregar-nos totalmente, mostrando nossa total adesão ao sublime mistério de amor.

sábado, 22 de novembro de 2025

Lucas 23, 35-43 A realeza que dá a vida.

35 O povo permanecia aí, olhando. Os chefes, porém, zombavam de Jesus, dizendo: “A outros ele salvou. Que salve a si mesmo, se é de fato o Messias de Deus, o Escolhido!” 36 Os soldados também caçoavam dele. Aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre, 37 e diziam: “Se tu és o rei dos judeus, salva a ti mesmo!” 38 Acima dele havia um letreiro: “Este é o Rei dos judeus.” Lembra-te de nós! -* 39 Um dos criminosos crucificados o insultava, dizendo: “Não és tu o Messias? Salva a ti mesmo e a nós também!” 40 Mas o outro o repreendeu, dizendo: “Nem você teme a Deus, sofrendo a mesma condenação? 41 Para nós é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal.” 42 E acrescentou: “Jesus, lembra-te de mim, quando vieres em teu Reino.” 43 Jesus respondeu: “Eu lhe garanto: hoje mesmo você estará comigo no Paraíso.” Comentário: * 33-38: Jesus é crucificado como criminoso, entre criminosos. Por entre a curiosidade do povo e a caçoada dos chefes e soldados ecoa a palavra de perdão: os responsáveis pela morte de Jesus devem ser perdoados, porque não conhecem a gravidade e as consequências do próprio gesto. O letreiro da cruz, indicando a causa da condenação, proclama para todos a chegada da realeza que dá a vida. * 39-43: No momento em que tudo parece perdido, Jesus se mostra portador da salvação. Ele anunciou a salvação aos pecadores, durante a sua vida; agora, na cruz, a oferece ao criminoso. Jesus não está sozinho na cruz. Acompanham-no todos aqueles que são condenados por uma sociedade que não aceita o projeto de Deus e que clamam: “Lembra-te de nós!” O Evangelho apresenta Jesus prestes a morrer na cruz. É na cruz que ele é reconhecido Rei e Salvador da humanidade. Mesmo depois de condenado, Jesus continua sendo caçoado e zombado. É o destino do servo justo e fiel. Por três vezes, o Evangelho repete: “Salva-te a ti mesmo”. Essa expressão mostra muito bem a opção que Jesus fez: preocupou-se com o sofrimento dos outros. Mesmo sabendo o fim que o esperava, manteve-se fiel ao Pai. Jesus é reconhecido Rei justamente porque se preocupou com a vida dos outros e doou sua vida por eles. A partir da cruz, acontece a salvação de todos os que aderirem ao projeto de Jesus: “Hoje mesmo estará comigo no paraíso”. A morte do justo conquista os pecadores. Com esse gesto de Jesus, todos – justos e pecadores – podem alimentar a esperança de salvação. Diariamente, pedimos que o Pai nunca nos abandone. Mesmo nos piores momentos, temos a certeza de que Deus não se esquece de nós. “Senhor, lembra-te de nós”.

Colossenses 1, 12-20 Pedido: discernimento.

12 Com alegria, deem graças ao Pai, que permitiu a vocês participarem da herança dos cristãos, na luz. Cristo é o único mediador -* 13 Deus Pai nos arrancou do poder das trevas e nos transferiu para o Reino do seu Filho amado, 14 no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. 15* Ele é a imagem do Deus invisível, o Primogênito, anterior a qualquer criatura; 16 porque nele foram criadas todas as coisas, tanto as celestes como as terrestres, as visíveis como as invisíveis: tronos, soberanias, principados e autoridades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.17 Ele existe antes de todas as coisas, e tudo nele subsiste. 18* Ele é também a Cabeça do corpo, que é a Igreja. Ele é o Princípio, o primeiro daqueles que ressuscitam dos mortos, para em tudo ter a primazia. 19 Porque Deus, a Plenitude total, quis nele habitar, 20 para, por meio dele, reconciliar consigo todas as coisas, tanto as terrestres como as celestes, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz. Comentário: * 9-12: Paulo pede o que é mais necessário para a situação em que os colossenses estão vivendo. A vontade de Deus se manifestou na vida e ação de Jesus Cristo, e o conhecimento dessa vontade é a sabedoria que leva os cristãos a viver com discernimento crítico diante das situações. Esse discernimento capacita-os, fortalecendo-os para resistir ativamente ao que é possível enfrentar e, passivamente, ao que é inevitável suportar. * 13-20: Para animar os colossenses a permanecerem firmes na fé, Paulo cita um hino cristão, provavelmente usado na cerimônia batismal, que canta a grandeza de Cristo. Paulo se serve desse hino para criticar qualquer doutrina que apresente como necessárias outras mediações salvíficas, além da de Cristo. Cristo é o único mediador entre Deus e a criação, e só ele, mediante a cruz, é capaz de reconciliar Deus com as criaturas submetidas ao pecado. 13-14: A introdução ao hino mostra como o pecado interferiu na criação, fazendo com que a obra de Cristo se tornasse redentora mediante uma nova criação. * 15-18: O Deus invisível e inatingível se torna visível e acessível em Jesus, o Filho que se encarnou no mundo e na história. Jesus é, portanto, o verdadeiro Adão (Gn 1,26s). Existindo antes de qualquer criatura, ele se torna modelo, cabeça e único mediador do universo criado. No hino primitivo, o termo “corpo” (v. 18) significava “universo”; com o acréscimo da expressão “que é a Igreja”, passou a indicar a comunidade da nova criação, da qual Cristo é a Cabeça. * 18-20: Primeiro a ressuscitar dos mortos, Cristo é o novo Adão, pois na nova criação ele é o Primogênito. Assim, o poder vital de Deus se torna acessível aos homens por meio de Cristo, reconduzindo a criação à paz. A pacificação do universo está na remissão dos pecados realizada por Cristo na cruz.