quinta-feira, 27 de novembro de 2025
Lucas 21, 29-33 Estejam atentos.
* 29 E Jesus contou uma parábola: “Olhem a figueira e todas as árvores. 30 Vendo que elas estão dando brotos, vocês logo sabem que o verão está perto. 31 Vocês também, quando virem acontecer essas coisas, fiquem sabendo que o Reino de Deus está perto. 32 Eu garanto a vocês: tudo isso vai acontecer, antes que passe esta geração. 33 O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras não desaparecerão.
Comentário:
* 29-38: Tarefa urgente do discípulo é testemunhar sem esmorecer, continuando a ação de Jesus. A espera da plena manifestação de Jesus e do mundo novo, por ele prometido, impede que o discípulo se instale na situação presente; e por outro lado, evita que o discípulo desanime, achando que o projeto de Jesus é difícil, distante e inviável.
Ao descrever a destruição de Jerusalém, o Evangelho de Lucas não quer anunciar o fim do mundo, mas mostrar que a queda daquela cidade é um marco fundamental para a nova criação, a criação do novo Reino de Deus no mundo. Jesus encoraja seus discípulos a terem esperança, porque está perto o triunfo definitivo. Em Jesus Cristo, o Reino de Deus já está no meio de nós, mas é uma realidade que pertence também ao “ainda não”, porque cada cristão está chamado a trabalhar pela sua concretização plena. O Reino se torna presente na nossa vida sempre que a justiça triunfa, criando relações determinadas pelo espírito de partilha e fraternidade, levando todos a usufruírem da liberdade e da vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário