domingo, 24 de agosto de 2025
Mateus 23, 13-22 Jesus condena a hipocrisia religiosa.
-* 13 “Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês fecham o Reino do Céu para os homens. Nem vocês entram, nem deixam entrar aqueles que desejam. 14 Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês exploram as viúvas, e roubam suas casas e, para disfarçar, fazem longas orações! Por isso, vocês vão receber uma condenação mais severa. 15 Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês percorrem o mar e a terra para converter alguém, e quando conseguem, o tornam merecedor do inferno duas vezes mais do que vocês. 16 Ai de vocês, guias cegos! Vocês dizem: ‘Se alguém jura pelo Templo, não fica obrigado, mas se alguém jura pelo ouro do Templo, fica obrigado’. 17 Irresponsáveis e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? 18 Vocês dizem também: ‘Se alguém jura pelo altar, não fica obrigado, mas se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, esse fica obrigado’. 19 Cegos! O que vale mais: a oferta ou o altar que santifica a oferta? 20 De fato, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. 21 E quem jura pelo Templo, jura por ele e por Deus que habita no Templo. 22 E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado.
Comentário:
* 13-36: Jesus critica e condena os líderes religiosos que sustentam um sistema formalista e hipócrita: eles não consideram o Reino de Deus como dom, nem respeitam a liberdade dos filhos de Deus. Tal sistema impede de entrar no Reino, pois não leva à conversão, mas à perversão, e destrói o verdadeiro espírito das Escrituras, chegando a matar até mesmo os enviados de Deus. Jesus mostra que a religião formalista e jurídica não é meio de salvação, mas produz prática escravizadora; portanto, é frontalmente oposta àquela que deve ser vivida por qualquer comunidade cristã.
O discurso de Jesus que hoje lemos é duro e polêmico, sobretudo pelo tom dado pela palavra “hipócritas”. Hipocrisia é a arte do fingimento, atitude daquele que tende a exortar e a proclamar um conjunto de práticas que não é capaz de tornar realidade na própria vida. Jesus fica indignado contra todos que defendem a lógica do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, entre eles os fariseus e os doutores da Lei, ou escribas. Inicialmente professores e secretários da corte real, os doutores da Lei se tornaram, depois do exílio, importantes personagens no ambiente sacerdotal, pois eles cuidavam da transcrição da Lei, sendo seus tradutores e intérpretes. Naquele contexto, eram como os advogados hoje, mas com ainda mais prestígio e autoridade. Jesus critica a hipocrisia com que muitos deles agiam ou impunham obrigações ao povo.
sábado, 23 de agosto de 2025
Lucas 13, 22-30 A salvação é para todos.
* 22 Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo caminho para Jerusalém. 23 Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos aqueles que se salvam?” Jesus respondeu: 24 “Façam todo o esforço possível para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo: muitos tentarão entrar, e não conseguirão. 25 Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vocês vão ficar do lado de fora. E começarão a bater na porta, dizendo: ‘Senhor, abre a porta para nós!’ E ele responderá: ‘Não sei de onde são vocês’. 26 E vocês começarão a dizer: ‘Nós comíamos e bebíamos diante de ti, e tu ensinavas em nossas praças!’ 27 Mas ele responderá: ‘Não sei de onde são vocês. Afastem-se de mim, todos vocês que praticam injustiça!’ 28 Então haverá aí choro e ranger de dentes, quando vocês virem Abraão, Isaac e Jacó junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vocês jogados fora. 29 Muita gente virá do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30 Vejam: há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos.”
Comentário:
* 22-30: Jesus não responde diretamente à pergunta. A salvação é universal, está aberta para todos, e não só para aqueles que conhecem a Jesus. A condição é entrar pela porta estreita, isto é, escolher o caminho de vida que cria a nova história.
Enquanto Jesus continua sua viagem a Jerusalém, alguém preocupado com a salvação lhe pergunta quem pode salvar-se. O Mestre não responde à questão, mas mostra o caminho que leva à salvação. Ele orienta seus seguidores sobre o que é necessário para “passar pela porta” e participar do seu Reino. A “porta estreita” traz à lembrança a “cruz de Cristo”, único ingresso para participar do “banquete messiânico”. Muitos tentam entrar pela porta, mas não conseguem, porque não seguem a prática da justiça. Eis a chave que abre as portas para o Reino de Deus: a prática da justiça. Quem injustamente vai acumulando bens e riquezas não conseguirá passar pela porta, pois ela é estreita. Não adianta dizer que rezou bastante, que ouviu as palavras do Mestre ou participou de refeições com ele. A salvação não depende do fator étnico ou religioso. Ela é uma proposta para todos. Para isso, é necessária a vivência da justiça, que provoca relações de fraternidade e de partilha, base de uma nova sociedade.
Hebreus 12, 5-7.11-13 Deus nos trata como filhos.
5 e já se esqueceram da exortação que lhes foi dirigida como a filhos: “Meu filho, não despreze a correção do Senhor e não perca o ânimo quando for repreendido por ele; 6 pois o Senhor corrige a quem ele ama e castiga a quem aceita como filho.”7 Em vista da educação é que vocês sofrem. Deus trata-os como filhos. E qual é o filho que não é corrigido pelo pai? 11 Na hora, qualquer correção parece não ser motivo de alegria, mas de tristeza; porém, mais tarde, ela produz um fruto de paz e de justiça naqueles que foram corrigidos. 12 Por isso, levantem as mãos cansadas e fortaleçam os joelhos enfraquecidos. 13 Endireitem os caminhos por onde terão que passar, a fim de que o aleijado não manque, mas seja curado.
Comentário:
* 4-13: Os cristãos vão sofrer por causa do testemunho que deverão dar; muitas vezes, terão até que enfrentar o martírio. Num primeiro momento, podemos achar que se trata de castigo. Mas, à luz do destino de Jesus, podemos descobrir que o sofrimento e a perseguição por causa do testemunho é a maneira pela qual o Pai nos educa para percorrermos o mesmo caminho do seu Filho.
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
Mateus 13, 44-46 A decisão pelo Reino.
* 44 “O Reino do Céu é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra, e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens, e compra esse campo.
45 O Reino do Céu é também como um comprador que procura pérolas preciosas. 46 Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens, e compra essa pérola.”
Comentário:
* 44-46: Para entrar no Reino é necessária decisão total. Apegar-se a seguranças, mesmo religiosas, que são falsas ou puras imitações, em troca da justiça do Reino, é preferir bijuterias a uma pedra preciosa.
Isabel Flores de Oliva é a primeira santa das Américas. Nasceu em Lima em 1568, filha de pais espanhóis. Chamada “Rosa” devido à sua beleza e encanto, desde pequena descobriu o verdadeiro tesouro do mundo de que fala o Evangelho escolhido para sua festa. Assim como o personagem da parábola, Rosa deixou tudo e seguiu o chamado de Deus para uma vida totalmente consagrada a ele, ingressando na Ordem Terceira Dominicana e dedicando-se intensamente ao cuidado dos indígenas. Ao longo da sua vida, sofreu provações dolorosas, ligadas a extraordinários dons místicos. Faleceu no dia 24 de agosto de 1617, enfim recebendo o prêmio para o qual tanto se dedicou: o Reino de Deus.
quinta-feira, 21 de agosto de 2025
Lucas 1, 26-38 O Messias vai chegar.
* 26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. 27 Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome da virgem era Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava, e disse: “Alegre-se, cheia de graça! O Senhor está com você!” 29 Ouvindo isso, Maria ficou preocupada, e perguntava a si mesma o que a saudação queria dizer. 30 O anjo disse: “Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. 31 Eis que você vai ficar grávida, terá um filho, e dará a ele o nome de Jesus. 32 Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a ele o trono de seu pai Davi, 33 e ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu reino não terá fim.” 34 Maria perguntou ao anjo: “Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem?” 35 O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus. 36 Olhe a sua parenta Isabel: apesar da sua velhice, ela concebeu um filho. Aquela que era considerada estéril, já faz seis meses que está grávida. 37 Para Deus nada é impossível.” 38 Maria disse: “Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.” E o anjo a deixou.
Comentário:
* 26-38: Maria é outra representante da comunidade dos pobres que esperam pela libertação. Dela nasce Jesus Messias, o Filho de Deus. O fato de Maria conceber sem ainda estar morando com José indica que o nascimento do Messias é obra da intervenção de Deus. Aquele que vai iniciar nova história surge dentro da história de maneira totalmente nova.
Em 1955, o papa Pio XII, através da encíclica Ad Caeli Reginam, instituiu solenemente a festa de Nossa Senhora Rainha, convidando os cristãos a olharem para a figura e para o exemplo de Maria para dar esperança ao mundo. Maria é Rainha devido à sua maternidade, porque é a mãe do Rei dos reis, plenamente dedicada ao plano de Deus; e porque supera todos os seres humanos em santidade e graça. Todos podem contemplar nela a bondade e o amor com que Deus abençoou as criaturas. O título de Rainha exprime a ideia de que a Santíssima Virgem alcança todos os graus de santidade e virtude, sendo reconhecida como a criatura mais perfeita e modelo de santidade. Elevada aos céus, reina junto de seu Filho e intercede por nós.
quarta-feira, 20 de agosto de 2025
Mateus 22, 1-14 O novo povo de Deus.
* 1 Jesus voltou a falar em parábolas aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo. 2 Ele dizia: “O Reino do Céu é como um rei que preparou a festa de casamento do seu filho. 3 E mandou seus empregados chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram ir. 4 O rei mandou outros empregados, dizendo: ‘Falem aos convidados que eu já preparei o banquete, os bois e animais gordos já foram abatidos, e tudo está pronto. Que venham para a festa’. 5 Mas os convidados não deram a menor atenção; um foi para o seu campo, outro foi fazer os seus negócios, 6 e outros agarraram os empregados, bateram neles, e os mataram. 7 Indignado, o rei mandou suas tropas, que mataram aqueles assassinos, e puseram fogo na cidade deles.
8 Em seguida, o rei disse aos empregados: ‘A festa de casamento está pronta, mas os convidados não a mereceram. 9 Portanto, vão até as encruzilhadas dos caminhos, e convidem para a festa todos os que vocês encontrarem’. 10 Então os empregados saíram pelos caminhos, e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados.
11 Quando o rei entrou para ver os convidados, observou aí alguém que não estava usando o traje de festa. 12 E lhe perguntou: ‘Amigo, como foi que você entrou aqui sem o traje de festa?’ Mas o homem nada respondeu. 13 Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrem os pés e as mãos desse homem, e o joguem fora na escuridão. Aí haverá choro e ranger de dentes’. 14 Porque muitos são chamados, e poucos são escolhidos.”
Comentário:
* 1-14: É em Jesus que Deus convoca os homens para uma nova aliança, simbolizada pela festa de casamento. Os que rejeitam o convite são aqueles que se apegam ao sistema religioso que defende seus interesses e, por isso, não aceitam o chamado de Jesus. Estes serão julgados e destruídos juntamente com o sistema que defendem. O convite é dirigido então aos que não estão comprometidos com tal sistema, mas, ao contrário, são até marginalizados por ele. Começa na história novo povo de Deus, formado de pobres e oprimidos. Os vv. 11-14, porém, mostram que até mesmo estes últimos serão excluídos, se não realizarem a prática da nova justiça (traje de festa).
A parábola utilizada por Jesus no Evangelho de hoje parece contraditória em alguns momentos, com muitos convidados que não aceitam o convite, e outros que, aceitando, são criticados porque não trazem as vestes adequadas. O que tudo isso quer nos dizer? Como toda parábola, diversas são as leituras. Que tal fazermos este exercício ao longo do dia de hoje, pensando em que aspecto da minha vida está refletido na parábola do banquete de casamento… Em perspectiva escatológica, essa parábola mostra que a aceitação exige mudança: precisamos nos transformar, ser diferentes do que éramos. A veste nupcial, necessária para entrar no banquete eterno, representa as obras de justiça que cada um deve realizar e que são condição para pertencer à comunidade cristã.
terça-feira, 19 de agosto de 2025
Mateus 20, 1-16 O Reino é dom gratuito.
* 1 “De fato, o Reino do Céu é como um patrão, que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. 2 Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, e os mandou para a vinha. 3 Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo. Viu outros que estavam desocupados na praça, 4 e lhes disse: ‘Vão vocês também para a minha vinha. Eu lhes pagarei o que for justo’. 5 E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três horas da tarde, e fez a mesma coisa. 6 Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: ‘Por que vocês estão aí o dia inteiro desocupados?’ 7 Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou’. O patrão lhes disse: ‘Vão vocês também para a minha vinha’. 8 Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: ‘Chame os trabalhadores, e pague uma diária a todos. Comece pelos últimos, e termine pelos primeiros’. 9 Chegaram aqueles que tinham sido contratados pelas cinco da tarde, e cada um recebeu uma moeda de prata. 10 Em seguida chegaram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. No entanto, cada um deles recebeu também uma moeda de prata. 11 Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: 12 ‘Esses últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor do dia inteiro!’ 13 E o patrão disse a um deles: ‘Amigo, eu não fui injusto com você. Não combinamos uma moeda de prata? 14 Tome o que é seu, e volte para casa. Eu quero dar também a esse, que foi contratado por último, o mesmo que dei a você. 15 Por acaso não tenho o direito de fazer o que eu quero com aquilo que me pertence? Ou você está com ciúme porque estou sendo generoso?’ 16 Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos.”
Comentário:
* 1-16: No Reino não existem marginalizados. Todos têm o mesmo direito de participar da bondade e misericórdia divinas, que superam tudo o que os homens consideram como justiça. No Reino não há lugar para o ciúme. Aqueles que julgam possuir mais méritos do que os outros devem aprender que o Reino é dom gratuito.
Os cargos de liderança são sempre um serviço que deve ser executado em favor dos mais simples. Através de uma parábola, o Evangelho de hoje exemplifica e aprofunda esse sentido. Jesus mostra que um patrão justo é aquele que garante o essencial a todos, que trata a todos igualmente e dá a todos as mesmas oportunidades. No Reino, não há espaço para a exclusão, para a marginalização e para a injustiça. As portas estão sempre abertas para todos, já que todos são destinatários do amor e da salvação. Jesus mostra ainda que Deus é o líder justo, pois se dá totalmente a cada um: não pode ser dividido. E seu modo de doação serve para que aprendamos a nos doar generosamente aos demais. Quem se doa plenamente se coloca no último lugar, mas Deus o reconhece como maior de todos os outros.
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