sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Marcos 3, 13-19 A formação do novo povo de Deus.
* 13 Jesus subiu ao monte e chamou os que desejava escolher. E foram até ele. 14 Então Jesus constituiu o grupo dos Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, 15 com autoridade para expulsar os demônios. 16 Constituiu assim os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17 Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “filhos do trovão”; 18 André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão o cananeu, 19 e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.
Comentário:
* 13-19: Dentre a multidão e os discípulos Jesus escolhe doze. Um pequeno grupo que será o começo de novo povo. A missão desse grupo compreende três atitudes: comprometer-se com Jesus (estar com ele) para anunciar o Reino (pregar), libertando os homens de tudo aquilo que os escraviza e aliena (expulsar os demônios).
Desde o início de sua missão, Jesus é seguido pela multidão e acompanhado de perto por diversos discípulos. Alguns desses discípulos foram escolhidos para formar um grupo de colaboradores diretos, totalmente dedicados ao Mestre e à sua Boa-nova. Esses discípulos foram chamados de apóstolos e eram, desde o início, doze. Por que esse número? Diversas são as interpretações, mas, provavelmente, para simbolizar as doze tribos de Israel, dando início a um novo tempo na história da salvação. Esses doze escolhidos serão instruídos pelo Mestre para darem continuidade à sua missão após sua morte, mas ainda é cedo para falarmos disso. Hoje, procuremos concentrar nossa reflexão na escolha dos doze apóstolos, companheiros inseparáveis, testemunhas oculares das obras de Jesus, núcleo central da Igreja nascente. A sucessão dos apóstolos é reconhecida hoje nos bispos da Igreja, presentes em todas as partes do mundo para garantirem a fidelidade ao Evangelho e à missão de Cristo.
quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Marcos 3, 7-12 Jesus e a multidão.
* 7 Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galiléia o seguia. 8 E também muita gente da Judéia, de Jerusalém, da Iduméia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e da Sidônia, foi até Jesus, porque tinha ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9 Então Jesus pediu aos discípulos que arrumassem uma barca, para ele não ficar espremido no meio da multidão. 10 Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal se jogavam sobre ele para tocá-lo. 11 Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés gritando: “Tu és o Filho de Deus!” 12 Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.
Comentário:
* 7-12: Jesus se retira, mas atrai a multidão de todos os lugares. Ele acolhe o povo, mas também toma distância. O projeto de Jesus não pode ser atrapalhado por um assistencialismo que só atende às necessidades imediatas. É preciso destruir pela raiz as estruturas injustas; estas é que produzem todo tipo de necessidades na vida do povo.
Os sinais maravilhosos realizados por Jesus atraíam multidões de todas as partes da Palestina. Todos acorriam a ele para serem curados, a ponto de os discípulos temerem pela sua segurança e prepararem uma estratégia que hoje chamaríamos de “saída de emergência”. Jesus, porém, continua sua missão, incansável, na sinagoga, nas casas ou à beira do lago. Ninguém é excluído, nem mesmo seus adversários. Fato curioso é que são os espíritos impuros a reconhecerem a divindade de Jesus, proclamando: “Tu és o Filho de Deus!”, enquanto os judeus viam-no apenas como uma espécie de “curandeiro” ou, na melhor das hipóteses, como profeta. Ainda não era chegada a hora. Seria preciso muito tempo para ser aceito e reconhecido como o caminho, a verdade e a vida, o Messias esperado.
terça-feira, 21 de janeiro de 2025
Marcos 3, 1-6 A lei de Jesus é salvar o homem.
* 1 Jesus entrou de novo na sinagoga, onde estava um homem com a mão seca. 2 Havia aí algumas pessoas espiando, para verem se Jesus ia curá-lo em dia de sábado, e assim poderem acusá-lo. 3 Jesus disse ao homem da mão seca: “Levante-se e fique no meio.” 4 Depois perguntou aos outros: “O que é que a Lei permite no sábado: fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou matá-la?” Mas eles não disseram nada. 5 Jesus então olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eles eram duros de coração. Depois disse ao homem: “Estenda a mão.” O homem estendeu a mão e ela ficou boa. 6 Logo depois, os fariseus saíram da sinagoga e, junto com alguns do partido de Herodes, faziam um plano para matar Jesus.
Comentário:
* 1-6: Jesus mostra que a lei do sábado deve ser interpretada como libertação e vida para o homem. Ao mesmo tempo, partidos que eram inimigos entre si reúnem-se para planejar a morte desse profeta: afinal, ele está destruindo a ideia de religião e sociedade que eles tinham.
A exemplo do Evangelho que meditamos ontem, hoje continua a discussão sobre o que se pode ou não fazer em dia de sábado. A sinagoga era o espaço onde se ensinava a Lei de Deus e se faziam orações. Jesus interrompe o costumeiro rito e coloca no centro o homem da mão paralisada, simbolizando todo o povo oprimido e marginalizado. Jesus, que veio para restabelecer a vida a toda a humanidade, não viola as prescrições do sábado, mas aproveita a oportunidade para demonstrar como a Palavra criadora de Deus é eficaz para a salvação. São os mais escrupulosos em relação à Lei que acabam por violá-la, procurando formas de complô para matar Jesus. Este episódio nos ensina que o cristão não pode fazer das leis princípios de morte. Ao contrário, deve ser promotor da vida em todos os tempos e lugares. Se não agirmos assim, Jesus lançará também sobre nós “um olhar de indignação e tristeza”.
segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
Marcos 2, 23-28 Jesus liberta da lei.
* 23 Num dia de sábado, Jesus estava passando por uns campos de trigo. Os discípulos iam abrindo caminho, e arrancando as espigas. 24 Então os fariseus perguntaram a Jesus: “Vê: por que os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido em dia de sábado?” 25 Jesus perguntou aos fariseus: “Vocês nunca leram o que Davi e seus companheiros fizeram quando estavam passando necessidade e sentindo fome? 26 Davi entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu dos pães oferecidos a Deus e os deu também para os seus companheiros. No entanto só os sacerdotes podem comer desses pães.” 27 E Jesus acrescentou: “O sábado foi feito para servir ao homem, e não o homem para servir ao sábado. 28 Portanto, o Filho do Homem é senhor até mesmo do sábado.”
Comentário:
* 23-28: O centro da obra de Deus é o homem, e cultuar a Deus é fazer o bem ao homem. Não se trata de estreitar ou alargar a lei do sábado, mas de dar sentido totalmente novo a todas as estruturas e leis que regem as relações entre os homens. Porque só é bom aquilo que faz o homem crescer e ter mais vida. Toda lei que oprime o homem é lei contra a própria vontade de Deus, e deve ser abolida.
Provavelmente, para nós, hoje, faz pouco sentido essa discussão sobre o que se pode ou não fazer no dia de sábado. Isso porque a ressurreição de Cristo deu novo significado ao tempo, e o domingo passou a ser o dia central, santo por excelência. Para o povo de Israel, no entanto, o sábado é muito importante, dia do repouso, em memória do descanso divino no sétimo dia da criação. Essa memória, com o passar dos anos, tornou-se prescrição ritual, enfatizando aquilo que não era permitido em dia de sábado. A intenção de Jesus não é anular esse dia, mas restabelecer seu significado original. Jesus, pela sua paixão e morte, entra no descanso divino e, ressuscitando no primeiro dia da semana, dá início a um novo dia, constituído em favor da nova criação
domingo, 19 de janeiro de 2025
Marcos 2, 18-22 Jesus provoca ruptura.
* 18 Os discípulos de João Batista e os fariseus estavam fazendo jejum. Então alguns perguntaram a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus fazem jejum e os teus discípulos não fazem?” 19 Jesus respondeu: “Vocês acham que os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está presente, os convidados não podem fazer jejum. 20 Mas vão chegar dias em que o noivo será tirado do meio deles. Nesse dia eles vão jejuar. 21 Ninguém põe um remendo de pano novo em roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano e o rasgo fica maior ainda. 22 Ninguém coloca vinho novo em barris velhos; porque o vinho novo arrebenta os barris velhos, e o vinho e os barris se perdem. Por isso, vinho novo deve ser colocado em barris novos.”
Comentário:
* 18-22: O jejum caracterizava o tempo de espera. Mas esse tempo já terminou. Chegou a hora da festa do casamento, isto é, da nova e alegre relação entre Deus e os homens. A atividade de Jesus mostra que o amor de Deus vem para salvar o homem concreto e não para manter as estruturas que sugam o homem. A novidade rompe estas estruturas simbolizadas pela roupa e barril velhos. Jesus não veio para reformar; ele exige mudança radical.
O texto que hoje lemos recorda o jejum ritual que os judeus fazem até hoje no Dia do Perdão (Yom Kippur): do pôr do sol de um dia ao pôr do sol do outro dia, eles não comem e não bebem nada, nem mesmo água. Jesus, no entanto, procura mostrar que o jejum tem sempre em vista o louvor a Deus. É uma “mortificação da carne” como ato de culto, gesto de sacrifício e controle dos desejos, a fim de alcançar um crescimento espiritual, renúncia em busca de uma aproximação de Deus. Quando estamos na presença de Deus, portanto, não há sentido em jejuar. Quando o “noivo” está conosco, devemos nos alegrar e festejar, eis a novidade que os contemporâneos de Jesus ainda não tinham compreendido, e muitos hoje também ainda não compreendem: a novidade da encarnação do Verbo supera toda expectativa.
sábado, 18 de janeiro de 2025
João 2, 1-11 Vida nova para os homens.
* 1 No terceiro dia, houve uma festa de casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava aí. 2 Jesus também tinha sido convidado para essa festa de casamento, junto com seus discípulos.
3 Faltou vinho e a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho!” 4 Jesus respondeu: “Mulher, que existe entre nós? Minha hora ainda não chegou.” 5 A mãe de Jesus disse aos que estavam servindo: “Façam o que ele mandar.”
6 Havia aí seis potes de pedra de uns cem litros cada um, que serviam para os ritos de purificação dos judeus. 7 Jesus disse aos que serviam: “Encham de água esses potes.” Eles encheram os potes até a boca. 8 Depois Jesus disse: “Agora tirem e levem ao mestre-sala.” Então levaram ao mestre-sala.
9 Este provou a água transformada em vinho, sem saber de onde vinha. Os que serviam estavam sabendo, pois foram eles que tiraram a água. Então o mestre-sala chamou o noivo 10 e disse: “Todos servem primeiro o vinho bom e, quando os convidados estão bêbados, servem o pior. Você, porém, guardou o vinho bom até agora.”
11 Foi assim, em Caná da Galileia, que Jesus começou seus sinais. Ele manifestou a sua glória, e seus discípulos acreditaram nele. 12 Depois disso, Jesus desceu para Cafarnaum com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos. E aí ficaram apenas alguns dias.
Comentário:
* 1-12: Segundo João, a primeira semana de Jesus termina com a festa de casamento em Caná. João relata este episódio por causa do seu aspecto simbólico: o casamento é o símbolo da união de Deus com a humanidade, realizada de maneira definitiva na pessoa de Jesus, Deus-e-Homem. Sem Jesus, a humanidade vive uma festa de casamento sem vinho. Maria, aliviando a situação constrangedora, simboliza a comunidade que nasce da fé em Jesus, e as últimas palavras que ela diz neste evangelho são um convite: “Façam o que Jesus mandar.” Jesus diz que a sua hora ainda não chegou, pois só acontecerá na sua morte e ressurreição, quando ele nos reconcilia com Deus.
Jesus utilizou a água que os judeus usavam para as purificações. Os judeus estavam cegos pela preocupação de não se mancharem, e sua religião multiplicava os ritos de purificação. Mas Jesus transformou a água em vinho! É que a religião verdadeira não se baseia no medo do pecado. O importante é receber de Jesus o Espírito. Este, como vinho generoso, faz a gente romper com as normas que aprisionam e com a mesquinhez da nossa própria sabedoria.
O episódio de Caná é uma espécie de resumo daquilo que vai acontecer através de toda a atividade de Jesus: com sua palavra e ação, Jesus transforma as relações dos homens com Deus e dos homens entre si.
O relato do Evangelho de hoje traz a cena de um casamento em Caná da Galileia. Nessa festa, entre os convidados, estavam Jesus, sua Mãe e os discípulos. Quando o vinho termina, Maria é a primeira a perceber e provoca Jesus, dizendo: “Não há mais vinho”. Jesus se desculpa, dizendo que ainda não chegou sua hora. Mas acaba atendendo ao pedido da Mãe, proporcionando o primeiro dos sete sinais descritos pelo evangelista João. O sinal é a manifestação da glória de Deus em Jesus e revela sua missão. A carência do vinho é preenchida pela ação de Jesus, e assim acontece a abundância do vinho, símbolo do amor, de alegria, de festa e de vida nova. O papel da Mãe de Jesus é importante: com ela acontece a transformação. É ela que percebe a falta de vinho e intercede em favor dos convidados. A mulher é sempre mais sensível e perspicaz. Normalmente, é a mulher que percebe a falta das necessidades básicas na família. Maria exerce papel importante ao nos alertar: “Façam tudo o que o Mestre pedir”.
1 Coríntios 12, 4-11 A Trindade gera a comunidade.
-* 4 Existem dons diferentes, mas o Espírito é o mesmo; 5 diferentes serviços, mas o Senhor é o mesmo; 6 diferentes modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos.
7 Cada um recebe o dom de manifestar o Espírito para a utilidade de todos. 8 A um, o Espírito dá a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de ciência segundo o mesmo Espírito; 9 a outro, o mesmo Espírito dá a fé; a outro ainda, o único e mesmo Espírito concede o dom das curas; 10 a outro, o poder de fazer milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, o dom de falar em línguas; a outro ainda, o dom de as interpretar. 11 Mas é o único e mesmo Espírito quem realiza tudo isso, distribuindo os seus dons a cada um, conforme ele quer.
Comentário:
* 4-11: A Trindade é a base sobre a qual a comunidade se constrói: nesta, toda ação provém do Pai, todo serviço provém de Jesus e todos os dons (= carismas) provêm do Espírito. Cada pessoa na comunidade recebe um dom, ou melhor, é um dom para o bem de todos. Por isso, cada um, sendo o que é e fazendo o que pode, age para o bem da comunidade, colocando-se a serviço de todos como dom gratuito. Desse modo, cada um e todos se tornam testemunho e sacramento da ação, serviço e dom do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Paulo enumera apenas os carismas de direção e ensino. A lista não é completa, pois cada pessoa é um carisma para a comunidade toda.
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