domingo, 18 de janeiro de 2026
Marcos 2, 18-22 Jesus provoca ruptura.
* 18 Os discípulos de João Batista e os fariseus estavam fazendo jejum. Então alguns perguntaram a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus fazem jejum e os teus discípulos não fazem?” 19 Jesus respondeu: “Vocês acham que os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está presente, os convidados não podem fazer jejum. 20 Mas vão chegar dias em que o noivo será tirado do meio deles. Nesse dia eles vão jejuar. 21 Ninguém põe um remendo de pano novo em roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano e o rasgo fica maior ainda. 22 Ninguém coloca vinho novo em barris velhos; porque o vinho novo arrebenta os barris velhos, e o vinho e os barris se perdem. Por isso, vinho novo deve ser colocado em barris novos.”
Comentário:
* 18-22: O jejum caracterizava o tempo de espera. Mas esse tempo já terminou. Chegou a hora da festa do casamento, isto é, da nova e alegre relação entre Deus e os homens. A atividade de Jesus mostra que o amor de Deus vem para salvar o homem concreto e não para manter as estruturas que sugam o homem. A novidade rompe estas estruturas simbolizadas pela roupa e barril velhos. Jesus não veio para reformar; ele exige mudança radical.
No tempo de Jesus, o costume dizia que era preciso jejuar duas vezes por semana. Ora, os discípulos trabalhavam constantemente pela missão ao lado do Mestre, precisando se nutrir, e não faziam os jejuns, sendo criticados pelos fariseus. Em sua pedagogia criativa, Jesus utiliza então três analogias para mostrar aos opositores que há um tempo certo para cada coisa, como ensina o livro de Coélet. Enquanto o noivo (Jesus) estiver no mundo, é tempo de festa e alegria. Depois de sua morte, será tempo de jejum. Mas esse tempo durará pouco, pois logo o Senhor ressuscitará e permanecerá ao nosso lado eternamente. Eis a grande novidade, que não pode ser contida em uma vasilha ou roupa velha. Precisamos nos transformar em pessoas novas (interna e externamente).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário