segunda-feira, 12 de abril de 2021

João 3, 7-15 A fé é o nascimento para a vida nova.

 7“Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer, e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.

A vida nova vem de Jesus - 9Nicodemos perguntou: “Como é que isso pode acontecer?” 10Respondeu-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? 11Em verdade, em verdade te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. 12Se não acreditais quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? 13E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”.

Comentário:

* 1-8: Ter fé em Jesus não é só admirar o que ele diz e faz. É entrega para o compromisso total com Jesus, o que exige transformação profunda, um novo nascimento. Isso implica não apegar-se a esquemas e estruturas estabelecidas, mas relativizá-las, a fim de estar sempre aberto para a novidade de Deus. Quem se converte é guiado pelo Espírito de Deus e se torna imprevisível para os homens. Essa liberdade da fé cristã é celebrada eficazmente através de rito significativo: o batismo.

* 9-15: A grande novidade que Deus tem para os homens está em Jesus, que vai revelar na cruz a vida nova. Aí ele demonstra o maior ato de amor: a doação de sua própria vida em favor dos homens.

Continua o diálogo entre Jesus e Nicodemos, diálogo pendendo para um monólogo de Jesus, que se apresenta como o único que pode revelar as “coisas do céu”, pois ele desceu do céu. Se Nicodemos tem dificuldades de acreditar nas “coisas da terra”, mais difícil será acreditar nas “coisas do céu”. Quem deseja seguir o Mestre deve estar sempre aberto à ação do Espírito. Estar aberto ao sopro divino significa entrar na dinâmica de Jesus. Outro aspecto importante desse diálogo/monólogo é a releitura que o Mestre faz da serpente que Moisés elevou no deserto. Essa figura serve de comparação com a elevação de Jesus na cruz. Cristo foi elevado na cruz para levar e elevar toda a humanidade à dignidade. O Homem levantado será a presença salvadora de Deus e o lugar de onde brota a vida divina.

Oração
Ó Mestre, diante das dúvidas de Nicodemos, esclareces que estás bem fundamentado, porque dás testemunho daquilo que viste, e acrescentas: “Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu: o Filho do Homem”. Aumenta, Senhor, nossa fé em ti, para que tenhamos a vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário