quarta-feira, 14 de abril de 2021

João 3, 31-36 O Pai entregou tudo a Jesus.

 31“Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. 32Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. 34De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o Espírito sem medida. 35O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. 36Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele”.

Comentário:

* 31-36: Jesus veio de junto do Pai, e só ele revela o verdadeiro Deus que dá vida aos homens. Quem não aceita o testemunho de Jesus, acaba servindo os ídolos do mundo e correndo para a morte.

O texto é a conclusão do capítulo três, que começa com o diálogo entre Jesus e Nicodemos. Jesus, vindo do alto, é o mais eminente enviado de Deus e o mais apropriado para nos revelar as coisas do alto. Quem é terreno preocupa-se apenas com as coisas terrenas. Devemos lembrar que estamos no mundo, mas não somos do mundo, ou seja, nossa preocupação primeira não deve se concentrar em coisas insignificantes: somos convidados a dar mais atenção aos valores perenes que dignificam a vida humana. Precisamos dar o justo valor às coisas do céu (cumprir a vontade de Deus) e às coisas da terra (o que é secundário, que pode ser dispensado). Deus ama cada um de nós como amou seu Filho, Jesus, e nos dá o Espírito que nos ilumina para discernirmos o que é fundamental em nossa vida e o que pode ser dispensado.

Oração
Senhor Jesus, procedes do Pai, por isso dás testemunho do que viste e ouviste. Falas as palavras de Deus e doas o Espírito sem medida. Afirmas que “o Pai ama o Filho e lhe entregou nas mãos todas as coisas”. E nos dás a garantia de que “quem acredita no Filho possui a vida eterna”. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário