* 1 Todos os cobradores de impostos e pecadores se aproximavam de Jesus para o escutar. 2 Mas os fariseus e os doutores da Lei criticavam a Jesus, dizendo: “Esse homem acolhe pecadores, e come com eles!”
A ovelha perdida -* 3 Então Jesus
contou-lhes
esta parábola:
4 “Se um de vocês tem cem ovelhas e perde uma, será que não deixa as noventa e nove no campo para ir atrás da ovelha que se perdeu, até encontrá-la? 5 E quando a encontra, com muita alegria a coloca nos ombros. 6 Chegando em casa, reúne amigos e vizinhos, para dizer: ‘Alegrem-se comigo! Eu encontrei a minha ovelha que estava perdida’. 7 E eu lhes declaro: assim, haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.”
A moeda perdida -* 8 “Se uma mulher
tem
dez
moedas
de prata
e perde
uma, será
que
não
acende
uma lâmpada,
varre
a casa,
e procura
cuidadosamente, até encontrar a moeda? 9 Quando a encontra, reúne amigas e vizinhas, para dizer: ‘Alegrem-se comigo! Eu encontrei a moeda que tinha perdido’. 10 E eu lhes declaro: os anjos de Deus sentem a mesma alegria por um só pecador que se converte.”
Comentário:
* 1-2: O capítulo 15 de Lucas é o
coração de todo o Evangelho (= Boa Notícia). Aí vemos que o amor do Pai é o
fundamento da atitude de Jesus diante dos homens. Respondendo à crítica
daqueles que se consideram justos, cheios de méritos, e se escandalizam da
solidariedade para com os pecadores, Jesus narra três parábolas. A primeira e a
segunda mostram a atitude de Deus em Jesus, questionando a hipocrisia dos
homens. A terceira tem dois aspectos: o processo de conversão do pecador e o
problema do “justo” que resiste ao amor do Pai.
* 3-7: A parábola
não quer dizer que Deus prefere o pecador ao justo, ou que os justos sejam
hipócritas. Ela ressalta o mistério do amor do Pai que se alegra em acolher o
pecador arrependido ao lado do justo que persevera.
* 8-10: A mulher
é pobre e precisa da moeda para sobreviver. O amor de Deus torna-o vitalmente
necessitado de encontrar a pessoa perdida, para levá-la à alegria da comunhão
no amor.
Jesus
come com os pecadores. Comer em companhia de alguém significa criar comunidade,
participar do seu modo de pensar. Com essa atitude, Jesus bate de frente com os
fariseus, que dividiam a sociedade em duas categorias: bons (os observantes da
Lei, como eles) e maus (o povo simples, que eles desprezavam). Cem ovelhas e
dez moedas indicam unidade. Jesus quer uma humanidade indivisível; não se pode
dividir mundo em sagrado (os bons) e em profano (os maus). Deus não se conforma
com a perda de alguma de suas criaturas. Invertem-se os valores: pela
misericórdia de Deus, os que não têm voz nem vez, os excluídos pela sociedade,
também religiosa, quando se convertem ao Reino, são capazes de fazer festa e de
partilhar com os outros. Deus, por sua vez, alegra-se com a reintegração de
todos na Aliança.