segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Lucas 10, 10-17 O sábado foi feito para o homem.


* 10 Jesus estava ensinando numa sinagoga em dia de sábado. 11 Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. 12 Vendo-a, Jesus dirigiu-se a ela, e disse: “Mulher, você está livre da sua doença.” 13 Jesus colocou as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou, e começou a louvar a Deus. 14 O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E tomando a palavra, começou a dizer à multidão: “ seis dias para trabalhar. Venham, então, nesses dias e sejam curados, e não em dia de sábado.” 15 O Senhor lhe respondeu: “Hipócritas! Cada um de vocês não solta do curral o boi ou o jumento para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? 16 Aqui está uma filha de Abraão que Satanás amarrou durante dezoito anos. Será que não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?” 17 Essa resposta deixou confusos todos os inimigos de Jesus. E toda a multidão se alegrava com as maravilhas que Jesus fazia.
Comentário:
* 10-17: O dia de sábado é expressão máxima daquilo que Jesus realiza ao curar a mulher: a comemoração da pessoa libertada. O povo se enche de alegria ao ver como o dia santificado é sinal da vida que Deus dá aos homens, e não um dia de simples rituais obrigatórios pré-estabelecidos.
Jesus ensina na sinagoga em dia de sábado. Até aqui, tudo normal. O que vem a seguir é que causa desconforto e deixa o chefe da sinagoga “indignado”. Jesus cura uma mulher encurvada, símbolo dos oprimidos. Naturalmente, ela sentia-se inferior aos outros. A cura se dá pela imposição das mãos e a soberana confirmação de Jesus: “Mulher, você está livre de sua doença”. O chefe da sinagoga, inconformado, recomenda que não venham para ser curados em dia de sábado. Hipócritas é o nome mais adequado que Jesus diz a ele e aos demais que pensam como ele. Falsos, incoerentes, eles salvam seus animais no dia de descanso sabático; por que o Mestre não podia salvar uma “filha de Abraão”? Vergonha para “todos os inimigos de Jesus” e alegria da multidão “por todas as maravilhas que Jesus realizava”.


domingo, 28 de outubro de 2018

Marcos 10, 46-52 O verdadeiro discípulo.


 * 46 Chegaram a Jericó. Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. Na beira do caminho havia um cego que se chamava Bartimeu, o filho de Timeu; estava sentado, pedindo esmolas. 47 Quando ouviu dizer que era Jesus Nazareno que estava passando, o cego começou a gritar: Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 48 Muitos o repreenderam e mandaram que ficasse quieto. Mas ele gritava mais ainda: Filho de Davi, tem piedade de mim!” 49 Então Jesus parou e disse: Chamem o cego.” Eles chamaram o cego e disseram: Coragem, levante-se, porque Jesus está chamando você.” 50 O cego largou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 51 Então Jesus lhe perguntou: “O que você quer que eu faça por você?” O cego respondeu: Mestre, eu quero ver de novo.” 52 Jesus disse: Pode ir, a sua curou você.” No mesmo instante o cego começou a ver de novo e seguia Jesus pelo caminho.
Comentário:
Bartimeu, cego e mendigo, estava à beira da estrada e, ouvindo Jesus passar, renova a esperança e grita por piedade. Pensa ter chegado a chance de abandonar essa vida de marginalizado. Seu grito é ouvido pelo Mestre, que o chama. Com esse relato, Marcos conclui a seção dos milagres. O mendigo está sentado à beira do caminho, lugar onde cai a semente, mas não dá fruto, porque é arrebatada pelo inimigo. O inimigo (satanás, figura da ideologia do poder) não deixa que a mensagem penetre na mente e no coração da pessoa, enquanto a mensagem de Jesus tem poder de transformar, tirar da cegueira, eliminar a alienação e integrar novamente a pessoa ao convívio social. O gesto de jogar o manto simboliza que o cego (discípulo) abandona seu estilo de vida e assume a proposta de Jesus. Recuperando a vista, torna-se livre, caminha com as próprias pernas e ilumina com os próprios olhos o caminho a seguir. Torna-se um discípulo de Jesus. O grito do cego pode simbolizar o grito do povo oprimido, que incomoda os que estão na comitiva, vivendo tranquilos sua vida cotidiana e se sentem ameaçados pela ascensão do pobre.