segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Mateus 19, 23-30 O Reino é dom e partilha.
23 Então Jesus disse aos discípulos: “Eu garanto a vocês: um rico dificilmente entrará no Reino do Céu. 24 E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus.” 25 Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: “Então, quem pode ser salvo?” 26 Jesus olhou para os discípulos, e disse: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível.”
27 Então Pedro tomou a palavra, e disse: Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. O que vamos receber?” 28 Jesus respondeu: “Eu garanto a vocês: no mundo novo, quando o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, vocês, que me seguiram, também se sentarão em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29 E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais, e terá como herança a vida eterna. 30 Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos; e muitos que agora são os últimos, serão os primeiros.”
Comentário:
* 16-30: Cf. nota em Mc 10,17-31. Mateus salienta: quem se engaja completamente no seguimento de Jesus, participará como juiz, quando a história for julgada.
O número dos apóstolos de Cristo foi sempre interpretado de modo simbólico, à luz das doze tribos de Israel. No Evangelho de hoje, vemos algo que justifica e reforça essa interpretação: Jesus anuncia que, após sua glorificação, os doze apóstolos sentarão ao seu lado para julgar as doze tribos de Israel. Indiretamente, Jesus demonstra qual é a recompensa que seus seguidores, desde os apóstolos e as primeiras comunidades até nós, hoje, receberão por viver segundo os preceitos evangélicos: cem vezes mais. A única riqueza que o discípulo de Cristo é convidado a buscar é o Reino de Deus. Abandonando tudo o que nos impede de praticar o Evangelho (e aqui não se trata apenas de bens materiais, mas autoridade, prestígio e tantas outras coisas), seremos vistos como pobres para o mundo, mas encontraremos a verdadeira riqueza.
domingo, 17 de agosto de 2025
Mateus 19, 16-22 O Reino é dom e partilha.
* 16 Um jovem se aproximou, e disse a Jesus: “Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 17 Jesus respondeu: “Por que você me pergunta sobre o que é bom? Um só é o bom. Se você quer entrar para a vida, guarde os mandamentos.” 18 O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não mate; não cometa adultério; não roube; não levante falso testemunho; 19 honre seu pai e sua mãe; e ame seu próximo como a si mesmo.” 20 O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. O que é que ainda me falta fazer?” 21 Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo o que tem, dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois venha, e siga-me.” 22 Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.
Comentário:
* 16-30: Cf. nota em Mc 10,17-31. Mateus salienta: quem se engaja completamente no seguimento de Jesus, participará como juiz, quando a história for julgada.
Novo ensinamento de Jesus sobre a riqueza. Os Mandamentos de Deus são bastante claros, mas, desde Moisés até hoje, passando pelo tempo de Jesus, é difícil segui-los plenamente. O exemplo que Mateus apresenta se multiplica ao longo da história: um homem bastante fiel aos Mandamentos, mas incapaz de renunciar aos bens materiais para seguir Jesus. Poderíamos até dizer que o dinheiro é a maior idolatria que impede o culto verdadeiro a Deus. Por dinheiro, muitos são capazes de abandonar princípios morais e éticos, buscando unicamente o poder, o ter e o prazer. Somos convidados por Cristo a romper com essa lógica consumista que afasta da fé. Cristo nos convida a segui-lo na obediência, de modo que possamos experimentar o amor verdadeiro na simplicidade da pobreza.
sábado, 16 de agosto de 2025
Lucas 1, 39-56 João aponta o Messias.
* 39 Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, às pressas, a uma cidade da Judéia. 40 Entrou na casa de Zacarias, e saudou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 Com um grande grito exclamou: “Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre! 43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? 44 Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. 45 Bem-aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu.”
O cântico de Maria -* 46 Então Maria disse: “Minha alma proclama a grandeza do Senhor, 47 meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, 48 porque olhou para a humilhação de sua serva. Doravante todas as gerações me felicitarão, 49 porque o Todo-poderoso realizou grandes obras em meu favor: seu nome é santo, 50 e sua misericórdia chega aos que o temem, de geração em geração. 51 Ele realiza proezas com seu braço: dispersa os soberbos de coração, 52 derruba do trono os poderosos e eleva os humildes; 53 aos famintos enche de bens, e despede os ricos de mãos vazias. 54 Socorre Israel, seu servo,
lembrando-se de sua misericórdia, 55 conforme prometera aos nossos pais - em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre.” 56 Maria ficou três meses com Isabel; e depois voltou para casa.
Comentário:
* 39-45: Ainda no seio de sua mãe, João Batista recebe o Espírito prometido (1,15). Reconhece o Messias e o aponta através da exclamação de sua mãe Isabel.
* 46-56: O cântico de Maria é o cântico dos pobres que reconhecem a vinda de Deus para libertá-los através de Jesus. Cumprindo a promessa, Deus assume o partido dos pobres, e realiza uma transformação na história, invertendo a ordem social: os ricos e poderosos são depostos e despojados, e os pobres e oprimidos são libertos e assumem a direção dessa nova história.
Na festa da Assunção de Nossa Senhora, a liturgia nos apresenta o Evangelho da visitação de Maria a Isabel, necessitada de ajuda. A solidariedade é própria das mulheres. A presença de Maria provoca muita alegria na família visitada. As duas mulheres se alegram e se cumprimentam com elogios. Isabel proclama Maria abençoada entre as mulheres e se alegra por acolher a Mãe do Senhor. Maria, por sua vez, engrandece o Senhor por ter dado tão grande alegria e esperança aos pobres. O cântico de Maria nos revela um Deus misericordioso, inclinado aos pobres, e um Deus que mostra sua força contra as injustiças. Pela fé de Maria, conclui-se a obra da salvação, iniciada com Abraão. O cântico de Maria está entre o tempo da espera (Antigo Testamento) e o tempo da realização (Novo Testamento). A exemplo de Maria, todo filho e filha de Deus é convidado a elevar um “magnificat”, dando graças pelas grandes obras que Deus realiza em favor da humanidade.
1 Coríntios 15, 20-27 Deus será tudo em todos.
* 20 Mas não! Cristo ressuscitou dos mortos como primeiro fruto dos que morreram. 21 De fato, já que a morte veio através de um homem, também por um homem vem a ressurreição dos mortos.22 Como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos receberão a vida.23 Cada um, porém, na sua própria ordem: Cristo como primeiro fruto; depois, aqueles que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. 24 A seguir, chegará o fim, quando Cristo entregar o Reino a Deus Pai, depois de ter destruído todo principado, toda autoridade, todo poder. 25 Pois é preciso que ele reine, até que tenha posto todos os seus inimigos debaixo dos seus pés. 26 O último inimigo a ser destruído será a morte, 27 pois Deus tudo colocou debaixo dos pés de Cristo. Mas, quando se diz que tudo lhe será submetido, é claro que se deve excluir Deus, que tudo submeteu a Cristo.
Comentário:
* 20-28: Dois estados da humanidade se opõem: o pecado e a morte, dos quais Adão é o símbolo; a graça e a vida, realizadas em Cristo (cf. Rm 5,17-21). A partir do pecado, existem na sociedade forças e estruturas que invertem o destino humano, desagregando, pervertendo, e até mesmo levando os homens à morte. Cristo foi morto por essas estruturas, mas Deus o ressuscitou e lhe deu poder de destruí-las. Após vencer essas forças, também a morte será vencida; então, o triunfo será definitivo. Unida a Cristo, a humanidade estará de novo submetida a Deus e o Reino de Deus se manifestará completamente.
sexta-feira, 15 de agosto de 2025
Mateus 19, 13-15 O Reino pertence aos pobres.
-* 13 Então levaram crianças para que Jesus pusesse as mãos sobre elas, e rezasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14 Jesus, porém, disse: “Deixem as crianças, e não lhes proíbam de vir a mim, porque o Reino do Céu pertence a elas.” 15 E depois de pôr as mãos sobre as crianças, Jesus partiu daí.
Comentário:
* 13-15: Cf. nota em Mc 10,13-16: Aqui a criança serve de exemplo não pela inocência ou pela perfeição moral. Ela é o símbolo do ser fraco, sem pretensões sociais: é simples, não tem poder nem ambições. Principalmente na sociedade do tempo de Jesus, a criança não era valorizada, não tinha nenhuma significação social. A criança é, portanto, o símbolo do pobre marginalizado, que está vazio de si mesmo, pronto para receber o Reino.
O povo de Israel professa a fé no Deus único. Essa é uma decisão consciente e madura, de quem já se confrontou com vários credos, mas encontrou somente em Deus seu refúgio e proteção. Essa opção implica, porém, um compromisso total e constante que continua a ser exigido dos cristãos hoje. Podemos afirmar que comungamos dessa mesma profissão de fé? Então, como a demonstramos? Ser como uma criança significa exatamente viver com naturalidade aquilo que se é e se acredita. Herdaremos o Reino de Deus se nos deixarmos reencantar pela beleza de Deus a cada dia, dando brilho e significado à nossa vida e a tudo o que fazemos, como as crianças que se encantam com as mais simples novidades que descobrem no seu dia a dia. Outro ensinamento de Jesus hoje é a capacidade de acolher a todos. Na comunidade cristã, não há espaço para a exclusão ou o preconceito, todos devem ser acolhidos, tendo a possibilidade de encontrar e entrar em comunhão com Cristo.
quinta-feira, 14 de agosto de 2025
Mateus 19, 3-12 Matrimônio e celibato.
3 Alguns fariseus se aproximaram de Jesus, e perguntaram, para o tentar: “É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo?” 4 Jesus respondeu: “Vocês nunca leram que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? 5 E que ele disse: ‘Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? 6 Portanto, eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não deve separar.” 7 Os fariseus perguntaram: “Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio ao despedir a mulher?” 8 Jesus respondeu: “Moisés permitiu o divórcio, porque vocês são duros de coração. Mas não foi assim desde o início. 9 Eu, por isso, digo a vocês: quem se divorciar de sua mulher, a não ser em caso de fornicação, e casar-se com outra, comete adultério.”
10 Os discípulos disseram a Jesus: “Se a situação do homem com a mulher é assim, então é melhor não se casar.” 11 Jesus respondeu: “Nem todos entendem isso, a não ser aqueles a quem é concedido. 12 De fato, há homens castrados, porque nasceram assim; outros, porque os homens os fizeram assim; outros, ainda, se castraram por causa do Reino do Céu. Quem puder entender, entenda.”
Comentário:
* 1-12: Cf. nota em Mc 10,1-12. Diante do matrimônio indissolúvel, os discípulos observam que o celibato é melhor. Jesus mostra que a escolha do celibato é dom de Deus, e que este só adquire todo o seu valor quando é assumido com plena liberdade em vista de serviço ao Reino.
A Igreja, fiel ao Evangelho de Cristo, não pode proclamar outra coisa que não seja a indissolubilidade do matrimônio, não apenas em virtude do mandato do Senhor – “Que o ser humano não separe o que Deus uniu” -, mas também porque o divórcio afeta o plano salvífico de Deus, pois fere todos os que se veem envolvidos nesse doloroso processo: cônjuges, filhos, parentes mais próximos. O discípulo de Jesus é convidado a inverter esse flagelo social, lembrando que o matrimônio é essencialmente o sacramento da fidelidade ao amor, à semelhança da fidelidade de Cristo para com a humanidade, a ponto de morrer por amor a ela. Nas dificuldades, os esposos cristãos deveriam sempre recordar que Deus age em favor de todo aquele que lhe é fiel, tal como foi ele quem conduziu, lutou e libertou seu povo ao longo da história da salvação. Deus nos prepara e nos guia para conquistarmos o Reino definitivo e para o edificarmos já no nosso cotidiano. Saber valorizar a família é um elemento essencial nesse processo.
quarta-feira, 13 de agosto de 2025
Mateus 18, 21-19,1 Perdoar sem limites.
* 21 Pedro aproximou-se de Jesus, e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” 22 Jesus respondeu: “Não lhe digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23 Porque o Reino do Céu é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24 Quando começou o acerto, levaram a ele um que devia dez mil talentos. 25 Como o empregado não tinha com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26 O empregado, porém, caiu aos pés do patrão e, ajoelhado, suplicava: ‘Dá-me um prazo. E eu te pagarei tudo’. 27 Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado, e lhe perdoou a dívida. 28 Ao sair daí, esse empregado encontrou um de seus companheiros que lhe devia cem moedas de prata. Ele o agarrou, e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Pague logo o que me deve’. 29 O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dê-me um prazo, e eu pagarei a você’. 30 Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. 31 Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão, e lhe contaram tudo. 32 O patrão mandou chamar o empregado, e lhe disse: ‘Empregado miserável! Eu lhe perdoei toda a sua dívida, porque você me suplicou. 33 E você, não devia também ter compaixão do seu companheiro, como eu tive de você?’ 34 O patrão indignou-se, e mandou entregar esse empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35 É assim que fará com vocês o meu Pai que está no céu, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão.”
Matrimônio e celibato -* 1 Quando Jesus acabou de dizer essas palavras, ele partiu da Galileia, e foi para o território da Judéia, no outro lado do rio Jordão. 2 Numerosas multidões o seguiram, e Jesus aí as curou.
Comentário:
* 21-35: Na comunidade de Jesus não existem limites para o perdão (setenta vezes sete). Ao entrar na comunidade, cada pessoa já recebeu do Pai um perdão sem limites (dez mil talentos). A vida na comunidade precisa, portanto, basear-se no amor e na misericórdia, compartilhando entre todos esse perdão que cada um recebeu.
* 19,1-12: Cf. nota em Mc 10,1-12. Diante do matrimônio indissolúvel, os discípulos observam que o celibato é melhor. Jesus mostra que a escolha do celibato é dom de Deus, e que este só adquire todo o seu valor quando é assumido com plena liberdade em vista de serviço ao Reino.
O Evangelho de hoje nos convida a meditar sobre o valor do perdão. Jesus mostra, utilizando-se de uma parábola, que ele não tem limites e é fundamental na vida cristã. O perdão é um ato absolutamente gratuito da parte de Deus. Mesmo quando acompanhado pelo arrependimento e pela confissão, permanece sendo uma decisão única de Deus conceder o perdão e acolher novamente o pecador. Na sua infinita misericórdia, porém, Deus sempre está disposto a nos perdoar, setenta vezes sete, ou mais, pois seu amor é infinito e eterno. O ser humano é convidado a imitar essa capacidade de perdoar. Através de uma parábola, seu estilo habitual de ensino, Jesus mostra como isso é possível. Para concluir, é sempre bom recordar que, toda vez que rezamos o pai-nosso, nos comprometemos a perdoar nosso irmão, nossos devedores e quem nos tem ofendido.
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