sábado, 22 de fevereiro de 2025

Lucas 6, 27-38 A gratuidade nas relações.

* 27 “Mas, eu digo a vocês que me escutam: amem os seus inimigos, e façam o bem aos que odeiam vocês. 28 Desejem o bem aos que os amaldiçoam, e rezem por aqueles que caluniam vocês. 29 Se alguém lhe dá um tapa numa face, ofereça também a outra; se alguém lhe toma o manto, deixe que leve também a túnica. 30 Dê a quem lhe pede e, se alguém tira o que é de você, não peça que devolva. 31 O que vocês desejam que os outros lhes façam, também vocês devem fazer a eles. 32 Se vocês amam somente aqueles que os amam, que gratuidade é essa? Até mesmo os pecadores amam aqueles que os amam. 33 Se vocês fazem o bem somente aos que lhes fazem o bem, que gratuidade é essa? Até mesmo os pecadores fazem assim. 34 E se vocês emprestam somente para aqueles de quem esperam receber, que gratuidade é essa? Até mesmo os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. 35 Ao contrário, amem os inimigos, façam o bem e emprestem, sem esperar coisa alguma em troca. Então, a recompensa de vocês será grande, e vocês serão filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e maus. 36 Sejam misericordiosos, como também o Pai de vocês é misericordioso.” Só Deus pode julgar -* 37 “Não julguem, e vocês não serão julgados; não condenem, e não serão condenados; perdoem, e serão perdoados. 38 Deem, e será dado a vocês; colocarão nos braços de vocês uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante. Porque a mesma medida que vocês usarem para os outros, será usada para vocês.” Comentário: * 27-36: A vida em sociedade é feita de relacionamentos de interesses e reciprocidade, que geram lucro, poder e prestígio. O Evangelho revoluciona o campo das relações humanas, mostrando que, numa sociedade justa e fraterna, as relações devem ser gratuitas, à semelhança do amor misericordioso do Pai. * 37-42: Cf. nota em Mt 7,1-5. Lucas salienta que as relações numa sociedade nova não devem ser de julgamento e condenação, mas de perdão e dom. Só Deus pode julgar. O Evangelho continua o “discurso da planície” aos discípulos. Jesus aprofunda as consequências das bem-aventuranças e convida a amar, fazer o bem, bendizer, doar e rezar por todos, amigos e inimigos, tendo Deus como modelo e superando, com isso, a lei do talião, da vingança e da violência. Combatendo a violência com a violência ou com a vingança, nunca chegaremos a construir a cultura da paz. É preciso fazer tudo sem esperar nada em troca, a exemplo de Deus, que é misericordioso e bom para com todos. A “chave de ouro” é tratar os outros como gostaríamos que nos tratassem. O desejo do ser humano é poder viver, amar e sentir-se amado. Na nova sociedade que Jesus propõe, haverá novas relações pautadas pela “gratuidade”, e não pelo “comércio” ou pela “troca de favores”. Para construir uma nova sociedade, onde não haja rancor, ódio e intolerância, a última palavra deve ser o amor e o perdão. Tudo isso para sermos “misericordiosos como o Pai é misericordioso”. Sua misericórdia e seu amor são ilimitados.

1 Coríntios 15, 45-49 Seremos semelhantes a Cristo ressuscitado.

45 Adão, o primeiro homem, tornou-se um ser vivo, mas o último Adão tornou-se espírito que dá a vida. 46 Primeiro, não foi feito o corpo espiritual, mas o animal, e depois o espiritual. 47 O primeiro homem foi tirado da terra e é terrestre; o segundo homem vem do céu. 48 O homem feito da terra foi o modelo dos homens terrestres; o homem do céu é o modelo dos homens celestes. 49 E assim como trouxemos a imagem do homem terrestre, assim também traremos a imagem do homem celeste. Comentário: * 35-49: Não se pode imaginar a ressurreição como simples reviver, ou simples volta às condições da vida terrestre. O ser humano passará para uma condição inteiramente nova: este corpo “animal”, mortal, que nos foi transmitido pelos nossos pais, torna-se “espiritual”, isto é, recebe vida nova do Espírito que Cristo nos dá. Paulo usa diversas imagens para nos dar a ideia da transfiguração pela qual passaremos. Nenhuma delas, porém, é capaz de dar uma ideia completa da misteriosa e real transformação que nos tornará semelhantes ao próprio Cristo ressuscitado.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Mateus 16, 13-19 Jesus é o Messias.

* 13 Jesus chegou à região de Cesaréia de Filipe, e perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?” 14 Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros ainda, que é Jeremias, ou algum dos profetas.” 15 Então Jesus perguntou-lhes: “E vocês, quem dizem que eu sou?” 16 Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.” 17 Jesus disse: “Você é feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que lhe revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18 Por isso eu lhe digo: você é Pedro, e sobre essa pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. 19 Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o que você ligar na terra será ligado no céu, e o que você desligar na terra será desligado no céu.” Comentário: * 13-23: Cf. nota em Mc 8,27-33. Pedro é estabelecido como o fundamento da comunidade que Jesus está organizando e que deverá continuar no futuro. Jesus concede a Pedro o exercício da autoridade sobre essa comunidade, autoridade de ensinar e de excluir ou introduzir os homens nela. Para que Pedro possa exercer tal função, a condição fundamental é ele admitir que Jesus não é messias triunfalista e nacionalista, mas o Messias que sofrerá e morrerá na mão das autoridades do seu tempo. Caso contrário, ele deixa de ser Pedro para ser Satanás. Pedro será verdadeiro chefe, se estiver convicto de que os princípios que regem a comunidade de Jesus são totalmente diferentes daqueles em que se baseiam as autoridades religiosas do seu tempo. Pedro, do latim petrus, que significa pedra, é o fundamento visível da Igreja, comparada a uma casa. Uma curiosidade é que o termo “igreja” (ekklesia em grego, que traduz qahal hebraico) aparece apenas três vezes em todos os Evangelhos, sempre em Mateus; significa a assembleia reunida, a comunidade do Senhor, por isso foi assumido desde o início do cristianismo para designar a assembleia de seguidores de Cristo. A metáfora das chaves simboliza a autoridade sobre essa casa ou assembleia; e o poder de “ligar e desligar”, abrir e fechar, a autoridade sobre o que é permitido ou vetado. Todo cristão é convidado a celebrar a festa da Cátedra de Pedro, recordando a unidade da Igreja. Unidade que só é possível porque está fundamentada na autoridade de Pedro, ou seu sucessor, o papa. A cátedra é o símbolo da autoridade e do ensino do bispo, de onde vem a palavra “catedral”, isto é, a igreja-mãe de uma diocese e sede episcopal. Ao celebrarmos a cátedra de Pedro, estamos reconhecendo a autoridade de Pedro sobre toda a Igreja, inclusive sobre os outros apóstolos.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Marcos 8, 34-9,1 O seguimento de Jesus.

-* 34 Então Jesus chamou a multidão e os discípulos. E disse: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35 Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perde a sua vida por causa de mim e da Boa Notícia, vai salvá-la. 36 Com efeito, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida? 37 Que é que um homem poderia dar em troca da própria vida? 38 Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos.” O sinal da vitória -* 1 E Jesus dizia: “Eu garanto a vocês: alguns dos que estão aqui, não morrerão sem ter visto o Reino de Deus chegar com poder.” Comentário: * 34-38: A morte de cruz era reservada a criminosos e subversivos. Quem quer seguir a Jesus esteja disposto a se tornar marginalizado por uma sociedade injusta (perder a vida) e mais, a sofrer o mesmo destino de Jesus: morrer como subversivo (tomar a cruz). * 9,1-13: A vida e ação de Jesus não terminam na sua morte. A transfiguração é sinal da Ressurreição: a sociedade não conseguirá deter a pessoa e a atividade de Jesus, que irão continuar através de seus discípulos. A voz de Deus mostra que, daqui por diante, Jesus é a única autoridade. Todos os que ouvem o convite de Deus e seguem a Jesus até o fim, começam desde já a participar da sua vitória final, quando ressuscitarão com ele. A missão de Jesus toma, a partir desta parte do Evangelho, outro rumo, mais exigente e incisivo. Por isso, ele pressiona seus discípulos, exigindo uma tomada de atitude: quem quiser segui-lo, precisa dedicar-se de forma plena, entregar-se totalmente a Deus e à missão. Até este momento, Jesus foi seguido por uma multidão de pessoas que procuravam satisfação material, como o pão ou a cura de uma doença. Chegou o momento de ir além, dar um novo passo. Será digno de ser chamado seu discípulo somente quem crer e se doar totalmente. Para tal, é preciso negar a si mesmo, tomar a cruz e pôr-se a caminho. Essa atitude é exigida também dos cristãos pertencentes às comunidades onde surgiu o Evangelho de Marcos e de nós, hoje.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Marcos 8, 27-33 Jesus é o Messias.

* 27 Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesaréia de Filipe. No caminho, ele perguntou a seus discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?” 28 Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros, que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas.” 29 Então Jesus perguntou-lhes: “E vocês, quem dizem que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias.” 30 Então Jesus proibiu severamente que eles falassem a alguém a respeito dele. 31 Em seguida, Jesus começou a ensinar os discípulos, dizendo: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto, e ressuscitar depois de três dias.” 32 E Jesus dizia isso abertamente. Então Pedro levou Jesus para um lado e começou a repreendê-lo. 33 Jesus virou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Fique longe de mim, satanás! Você não pensa as coisas de Deus, mas as coisas dos homens.” Comentário: * 27-33: A pergunta de Jesus força os discípulos a fazer uma revisão de tudo o que ele realizou no meio do povo. Esse povo não entendeu quem é Jesus. Os discípulos, porém, que acompanham e veem tudo o que Jesus tem feito, reconhecem agora, através de Pedro, que Jesus é o Messias. A ação messiânica de Jesus consiste em criar um mundo plenamente humano, onde tudo é de todos e repartido entre todos. Esse messianismo destrói a estrutura de uma sociedade injusta, onde há ricos à custa de pobres e poderosos à custa de fracos. Por isso, essa sociedade vai matar Jesus, antes que ele a destrua. Mas os discípulos imaginam um messias glorioso e triunfante. No conjunto do Evangelho de Marcos, o trecho que meditamos hoje é muito importante, mostrando uma mudança de paradigma e apontando para o início de uma nova etapa na sua missão. Até agora, Jesus procurou manter segredo sobre sua ação, insistindo sempre para que ninguém divulgasse sua identidade. O objetivo era formar seus discípulos, para que o reconhecessem como o Messias. Isso acontece simbolicamente através das palavras de Pedro: “Tu és o Messias”. Inicia agora uma nova etapa, que é fazer com que os não discípulos, ou seja, todos os povos, o reconheçam igualmente como o Filho de Deus. Essa nova etapa inicia com o primeiro anúncio da paixão, que marcará o fim da missão terrena de Jesus.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Marcos 8, 22-26 Da cegueira para a visão.

* 22 Chegaram a Betsaida. Algumas pessoas levaram um cego e pediram que Jesus tocasse nele. 23 Jesus pegou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado, cuspiu nos olhos dele, pôs as mãos sobre ele e perguntou: “Você está vendo alguma coisa?” 24 O homem levantou os olhos e disse: “Estou vendo homens; parecem árvores que andam.” 25 Então Jesus pôs de novo as mãos sobre os olhos dele, e ele enxergou claramente. Ficou curado e enxergava todas as coisas com nitidez, mesmo de longe. 26 Jesus mandou o homem ir para casa, dizendo: “Não entre no povoado.” Comentário: * 22-26: A cura em dois tempos é um símbolo do que acontece com os discípulos. Eles acompanham Jesus e veem tudo o que ele faz, mas ainda não percebem que Jesus é o Messias. Só compreenderão isso claramente a partir da cena seguinte, onde Jesus começa a revelar seu próprio destino (Mc 8,27-10,52). Com a cura do cego em Betsaida, completa-se a profecia de Isaías 35,5-6: “Os olhos do cego vão se abrir, e se abrirão também os ouvidos dos surdos; os aleijados saltarão como cervo e a língua do mudo cantará”. O evangelista Marcos revela, assim, Jesus como verdadeiro Deus, que faz os coxos andarem, os mudos falarem, os surdos ouvirem e os cegos verem. Jesus é o Messias esperado, mas reconhecê-lo é privilégio dos que têm fé para ler seus sinais. A revelação definitiva ocorrerá apenas na cruz e na ressurreição. Na cura apresentada pelo Evangelho de hoje, única a acontecer em duas etapas, vemos uma alusão ao caminho progressivo de fé (iluminação) dos próprios apóstolos e de todos os cristãos: somos inicialmente cegos, depois passamos a ver (compreender) parcialmente e, um dia, veremos claramente a graça de Deus.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Marcos 8, 14-21 Confiar na partilha.

14 Os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca só um pão. 15 Então Jesus os advertiu: “Prestem atenção e tomem cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes.” 16 Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão.” 17 Mas Jesus percebeu e perguntou: “Por que vocês discutem sobre a falta de pães? Vocês ainda não entendem e nem compreendem? Estão com o coração endurecido? 18 Vocês têm olhos e não vêem, têm ouvidos e não ouvem? Não se lembram 19 de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vocês recolheram cheios de pedaços?” Eles responderam: “Doze.” 20 Jesus perguntou: “E quando reparti sete pães para quatro mil pessoas, quantos cestos vocês recolheram cheios de pedaços?” Eles responderam: “Sete.” 21 Jesus disse: “E vocês ainda não compreendem?” Comentário: * 14-21: Os discípulos se preocupam por não terem acumulado pão. Jesus chama a atenção deles para não ficarem presos a um sistema que visa a acumular coisas para ter segurança (fermento dos fariseus e de Herodes). É preciso confiar na partilha: tudo o que se reparte, torna-se até mais do que suficiente. Num diálogo bastante duro, Jesus questiona a incredulidade dos discípulos e a dificuldade que eles têm para entender a novidade do Evangelho. A preocupação dos discípulos com a comida, aspecto material, revela que eles ainda não perceberam a verdadeira missão de Cristo. O fermento faz o pão crescer. Dá-lhe corpo, forma, robustez. Nesse sentido, os ideais, as motivações, as esperanças, enfim, tudo o que nos molda e nos dá força e energia pode ser considerado como “fermento” na nossa vida. Mas, como alerta Jesus, o fermento deve vir de Deus e não pode ser a corrupção, a ganância, a falsidade ou o egoísmo, como era o fermento dos fariseus (observância cega da Lei, corrupção religiosa) e de Herodes (poder sem moral, corrupção política). Esses dois fermentos podem fazer crescer, mas será só exteriormente, pois o interior ficará vazio e frágil. Somente o fermento de Deus nos faz crescer integralmente: corpo, mente e vontade