segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Lucas 4, 31-37 Jesus liberta da alienação.

* 31 Jesus foi a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e aí ensinava aos sábados. 32 As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33 Na sinagoga havia um homem possuído pelo espírito de um demônio mau, que gritou em alta voz: 34 “O que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!” 35 Jesus o ameaçou, dizendo: “Cale-se, e saia dele!” Então o demônio jogou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. 36 O espanto tomou conta de todos, e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos maus com autoridade e poder, e eles saem.” 37 E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza. Comentário: * 31-37: Cf. nota em Mc 1,21-28: A ação demoníaca escraviza e aliena o homem, impedindo-o de pensar e de agir por si mesmo (por exemplo: ideologias, propagandas, estruturas, sistemas etc.): outros pensam e agem através dele. O primeiro milagre de Jesus é fazer o homem voltar à consciência e à liberdade. Só assim o homem pode segui-lo. Marcos não diz qual era o ensinamento de Jesus; contudo, mencionando-o junto com uma ação de cura, ele sugere que o ensinamento com autoridade repousa numa prática concreta de libertação: com sua ação Jesus interpreta as Escrituras de modo superior a toda a cultura dos doutores da Lei. A região da Galileia pode ser comparada às nossas periferias de hoje. Para lá Jesus desce a fim de proclamar e realizar o bem. O papa Francisco tem insistido para que a Igreja esteja em saída para as periferias geográficas e existenciais. O homem possuído pelo espírito de um demônio impuro está dentro da sinagoga. Isso é uma evidente crítica à estrutura de uma comunidade que também está doente. Jesus é autêntico, sua autoridade ameaça as forças do mal. Uma comunidade que alimenta e vive a íntima relação com Deus promove a libertação das pessoas e não se conforma com os sistemas injustos do mundo e da religião. Que, a exemplo de Jesus, possamos ser portadores de libertação e vida nova para as pessoas de nosso tempo.

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