sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

João 3, 22-30 Jesus é maior que a sua testemunha.

 22Jesus foi com seus discípulos para a região da Judeia. Permaneceu aí com eles e batizava. 23Também João estava batizando, em Enon, perto de Salim, onde havia muita água. Aí chegavam as pessoas e eram batizadas. 24João ainda não tinha sido posto no cárcere. 25Alguns discípulos de João estavam discutindo com um judeu a respeito da purificação. 26Foram a João e disseram: “Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão, e do qual tu deste testemunho, agora está batizando, e todos vão a ele”. 27João respondeu: “Ninguém pode receber alguma coisa se não lhe for dada do céu. 28Vós mesmos sois testemunhas daquilo que eu disse: ‘Eu não sou o Messias, mas fui enviado na frente dele’. 29É o noivo que recebe a noiva, mas o amigo, que está presente e o escuta, enche-se de alegria ao ouvir a voz do noivo. Esta é a minha alegria, e ela é completa. 30É necessário que ele cresça e eu diminua”.

Comentário:
* 22-30: João Batista não é rival de Jesus. Confessa claramente que sua missão é tornar Jesus conhecido e seguido, e não se servir de Jesus como trampolim para angariar seguidores.

Parece haver certo ciúme por parte de alguns discípulos de João Batista quando veem que Jesus batiza e muitos se aproximam dele. Com toda sua humildade, João procura esclarecer as coisas: Jesus cumpre a missão recebida do Pai; João não é o Messias, apenas seu mensageiro; Jesus é o noivo e é ele que recebe a noiva (a comunidade); a grande alegria de João: ele diminuir e o Cristo crescer. A missão do batizado, de todo cristão, é a mesma do Batista: ser mensageiro de Cristo, e não de si mesmo. A preocupação de todo missionário é se “tornar pequeno” para que “Jesus cresça”. Nosso testemunho cristão não serve para nos engrandecer. Como instrumentos nas mãos de Deus, devemos ser discípulas e discípulos preocupados em colaborar para que a glória de Deus e o projeto de Jesus cresçam.

ORAÇÃO
Ó Jesus Messias, com teus discípulos, batizavas. Então os discípulos do Batista ficaram em dúvida: a quem deveriam seguir? Teu precursor, porém, os esclarece, dizendo: “Eu não sou o Cristo… É preciso que ele cresça e eu diminua”. Senhor, queremos ser teus seguidores por toda parte e sempre. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário