segunda-feira, 8 de junho de 2020

Mateus 5, 1-12 Bem-aventuranças: anseio por um mundo novo.


* 1 Jesus viu as multidões, subiu à montanha e sentou-se. Os discípulos se aproximaram, 2 e Jesus começou a ensiná-los: 3 Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu. 4 Felizes os aflitos, porque serão consolados. 5 Felizes os mansos, porque possuirão a terra. 6 Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7 Felizes os que são misericordiosos, porque encontrarão misericórdia. 8 Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. 9 Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10 Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu. 11 Felizes vocês, se forem insultados e perseguidos, e se disserem todo tipo de calúnia contra vocês, por causa de mim. 12 Fiquem alegres e contentes, porque será grande para vocês a recompensa no céu. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vocês.”
Comentário:
Os que buscam a justiça do Reino são os “pobres em espírito.” Sufocados no seu anseio pelos valores que a sociedade injusta rejeita, esses pobres estão profundamente convictos de que eles têm necessidade de Deus, pois só com Deus esses valores podem vigorar, surgindo assim uma nova sociedade.
Montanhas são lugares santos em que Deus se manifesta. Vale aqui lembrar as várias vezes que Moisés sobe ao Sinai para receber as tábuas da Lei (cf. Ex 24,12ss). Estar sentado é posição de quem ensina, ou dos que exercem poder e governam. Com atitude solene, Jesus apresenta ao mundo (gerações presentes e futuras) as linhas mestras do seu Reino, que se apoia na Justiça. O exercício da Justiça é que deverá transformar as situações opressoras da sociedade. Esse processo transformador começou com Jesus, tem continuidade por meio dos cristãos e se concluirá no fim dos tempos, quando “Deus será tudo em todos” (cf. 1Cor 15,28). Os pobres “no Espírito” já estão nesse caminho. A primeira bem-aventurança é a locomotiva que puxa os outros vagões.
Oração
Ó Jesus Mestre, de maneira solene ensinas a teus discípulos, e a nós, os valores do Reino de Deus. Vem em nosso socorro, Senhor, e corrige nossa tendência a buscar a felicidade nos bens terrenos. Torna-nos pessoas de coração puro, a fim de colocarmos em ti toda a nossa segurança. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário