domingo, 9 de dezembro de 2018

Lucas 3, 1-6 João Batista prepara o povo.


* 1 Fazia quinze anos que Tibério era imperador de Roma. Pôncio Pilatos era governador da Judéia; Herodes governava a Galiléia; seu irmão Filipe, a Ituréia e a Traconítide; e Lisânias, a Abilene. 2 Anás e Caifás eram sumos sacerdotes. Foi nesse tempo que Deus enviou a sua palavra a João, filho de Zacarias, no deserto. 3 E João percorria toda a região do rio Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados, 4 conforme está escrito no livro do profeta Isaías: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas. 5 Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão aplainadas; as estradas curvas ficarão retas, e os caminhos esburacados serão nivelados. 6 E todo homem verá a salvação de Deus.”
Comentário:
João Batista convida todos à mudança radical de vida, porque a nova história vai transformar pela raiz as relações entre os homens. É o tempo do julgamento, e nada vale ter fé teórica, pois o julgamento se baseia sobre as opções e atitudes concretas que cada um assume.
Lucas situa historicamente a atuação de João Batista, numa época de clima tenso e de revoltas, enquanto Pôncio Pilatos era governador da Judeia. Lucas dá destaque ao enquadramento espaço-temporal da pregação do Batista. Com isso, o autor que mostrar que a ação do Batista e de Jesus se dá no cotidiano das pessoas e num contexto social e político concreto. Permite também situar o início da missão de Jesus por volta de 28-30 DC. Após esse enquadramento histórico, Lucas apresenta João Batista, proclamando um anúncio de conversão. Ele percorre a região do Jordão, propondo mudança de comportamento e de mentalidade. A narração está ambientada no deserto, que tem valor histórico, mas principalmente simbólico: lugar bíblico por excelência que lembra o êxodo de Israel da escravidão do Egito. Em poucas palavras, o autor resume a missão do Batista, fundamentada na profecia de Isaías: preparar o caminho do Senhor e endireitar suas estradas. Nesse texto, Isaías anuncia a volta do povo do cativeiro da Babilônia. Para Lucas, Jesus inicia novo êxodo que foi sendo preparado pela pregação de João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário