domingo, 11 de março de 2018

João 3, 14-21 A vida nova vem de Jesus.



14 Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, do mesmo modo é preciso que o Filho do Homem seja levantado. 15 Assim, todo aquele que nele acreditar, nele terá a vida eterna.”
Jesus provoca decisão -* 16 Pois Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna. 17 De fato, Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, e sim para que o mundo seja salvo por meio dele. 18 Quem acredita nele, não está condenado; quem não acredita, está condenado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus.
19 O julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20 Quem pratica o mal, tem ódio da luz, e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam desmascaradas. 21 Mas, quem age conforme à verdade, se aproxima da luz, para que suas ações sejam vistas, porque são feitas como Deus quer.”
Comentário:
No diálogo com Nicodemos, mestre em Israel, Jesus reivindica a si mesmo duas funções da lei mosaica: ser fonte de vida e norma de conduta para as pessoas. Se a lei de Moisés, representada na serpente de bronze, podia restituir a vida transitoriamente, Jesus a proporciona de forma definitiva. O relato do evangelho faz alusão a um episódio do êxodo, quando o povo hebreu está no deserto em busca da libertação. Faz memória da serpente levantada por Moisés no deserto; Jesus levantado na cruz é sinal de vida e salvação. Se a serpente levantada no deserto salvava as pessoas mordidas por serpentes, Jesus é sinal de salvação para toda a humanidade, pois ele ama não apenas um povo, mas todos os povos, todo o mundo. Assim o Mestre galileu supera a proposta de Nicodemos: a pessoa não chega à plenitude de vida pela observância da lei, mas pela capacidade de amar. Jesus não é um juiz que condena, mas um doador de vida, alguém que doa a própria vida em favor dos outros. Com pessoas capazes de amar é que se consegue construir comunidades fraternas e solidárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário