domingo, 9 de março de 2014

Mateus 4, 1-11 Jesus supera as tentações.

* 1 Então o Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2 Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, e, depois disso, sentiu fome. 3 Então, o tentador se aproximou e disse a Jesus: “Se tu és Filho de Deus, manda que essas pedras se tornem pães!” 4 Mas Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.’ ”
5 Então o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o na parte mais alta do Templo. 6 E lhe disse: “Se tu és Filho de Deus, joga-te para baixo! Porque a Escritura diz: ‘Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, e eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em nenhuma pedra.’ ” 7 Jesus respondeu-lhe: “A Escritura também diz: ‘Não tente o Senhor seu Deus.’ ”
8 O diabo tornou a levar Jesus, agora para um monte muito alto. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e suas riquezas. 9 E lhe disse: “Eu te darei tudo isso, se te ajoelhares diante de mim, para me adorar.” 10 Jesus disse-lhe: “ embora, Satanás, porque a Escritura diz: ‘Você adorará ao Senhor seu Deus e somente a ele servirá.’ ”
11 Então o diabo o deixou. E os anjos de Deus se aproximaram e serviram a Jesus.
Comentário:
* 1-11: Cf. nota em Mc 1,12-13. Mateus pormenoriza, salientando três tentações. Nelas, Jesus é tentado de falsificar a própria missão, realizando uma atividade que só busque satisfazer às necessidades imediatas, buscar o prestígio e ambicionar o poder e as riquezas. Jesus, porém, resiste a essas tentações. Seu projeto de justiça é transformar as estruturas segundo a vontade de Deus (palavra que sai da boca de Deus), não pondo Deus a seu próprio serviço ou interesse (Não tente o Senhor seu Deus), e não absolutizando coisas que geram opressão e exploração sobre os homens, criando ídolos (Você adorará ao Senhor seu Deus...).
Deus nos fala
Deus tem planos bonitos para nós e não desiste. Nós, porém, temos de ser parceiros nesse objetivo. A Bíblia não diz como o mal entrou no mundo, mas como ele pode sair. Jesus garante a restauração, desde que vençamos qualquer tentação em contrário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário