sábado, 6 de setembro de 2025

Lucas 14, 25-33 Para ser discípulo de Jesus.

* 25 Grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele disse: 26 “Se alguém vem a mim, e não dá preferência mais a mim que ao seu pai, à sua mãe, à mulher, aos filhos, aos irmãos, às irmãs, e até mesmo à sua própria vida, esse não pode ser meu discípulo. 27 Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. 28 De fato, se alguém de vocês quer construir uma torre, será que não vai primeiro sentar-se e calcular os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? 29 Caso contrário, lançará o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso, começarão a caçoar, dizendo: 30 ‘Esse homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’ 31 Ou ainda: Se um rei pretende sair para guerrear contra outro, será que não vai sentar-se primeiro e examinar bem, se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32 Se ele vê que não pode, envia mensageiros para negociar as condições de paz, enquanto o outro rei ainda está longe. 33 Do mesmo modo, portanto, qualquer de vocês, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo. Comentário: * 25-35: Seguir a Jesus e continuar o seu projeto (= ser discípulo) é viver um clima novo na relação com as pessoas, com as coisas materiais e consigo mesmo. Trata-se de assumir com liberdade e fidelidade a condição humana, sem superficialismo, conveniência ou romantismo. O discípulo de Jesus deve ser realista, a fim de evitar ilusões e covardias vergonhosas. O Mestre parece não se animar muito com as grandes multidões. Sabe que muitos dos que estão lá não têm grande interesse em ser um fiel seguidor comprometido com o projeto do Reino. Normalmente, nós nos animamos quando vemos grandes multidões participando de celebrações, presididas por ministros “famosos ou midiáticos”. Ao apresentar suas exigências, Jesus não se preocupa se serão muitos dispostos a trilhar o caminho com ele. Três vezes, o Evangelho repete: “não pode ser meu discípulo”. O texto apresenta três exigências do Mestre para segui-lo com fidelidade: 1) desapego afetivo: deixar os interesses da família para colaborar com ele; 2) disponibilidade para a cruz: a capacidade de assumir a “própria” cruz da fidelidade; 3) renúncia a tudo o que impede a concretização do projeto do Reino.

Filemon 1, 9-10.12-17 Uma nova relação entre os homens.

9 mas prefiro pedir por amor. Quem faz este pedido sou eu, o velho Paulo, agora também prisioneiro de Jesus Cristo. 10 Peço-lhe em favor de Onésimo, o filho que eu gerei na prisão. 12 Eu o mando de volta para você; ele é como se fosse meu próprio coração. 13* Gostaria que ele tivesse ficado comigo para me servir substituindo você, enquanto estou preso por causa do Evangelho. 14 Eu, porém, não quis fazer nada sem que você desse o seu consentimento. Não quero que a sua bondade seja forçada, mas espontânea. 15 Talvez Onésimo tenha sido afastado de você por algum tempo, para que você o tenha de volta para sempre. 16 Agora você o terá, não mais como escravo, mas muito mais do que escravo: você o terá como irmão querido; ele é querido para mim, e o será muito mais para você, seja como homem, seja como cristão. 17* Assim, se você me considera como irmão na fé, receba Onésimo como se fosse eu mesmo. Comentário: * 7-12: Paulo considera Onésimo como filho, porque foi graças a ele que Onésimo se converteu. O nome Onésimo significa “útil”. * 13-16: Pedindo que Filemon trate Onésimo como irmão, Paulo mostra que o Evangelho põe fim às diferenças entre os homens e esvazia completamente o estatuto da escravidão. * 17-20: Paulo assume inteira responsabilidade, propondo-se a pagar pessoalmente o dano causado pela fuga de Onésimo. Mas lembra também que Filemon foi convertido por Paulo, a quem deve, por isso, a própria vida. Desse modo, o Apóstolo mostra que há valores muito mais importantes do que qualquer dívida material.

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Lucas 6, 1-5 Jesus liberta da lei.

* 1 Num dia de sábado, Jesus estava passando por uns campos de trigo. Os discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. 2 Então alguns fariseus disseram: “Por que vocês estão fazendo o que não é permitido em dia de sábado?” 3 Jesus respondeu: “Então vocês não leram o que Davi e seus companheiros fizeram quando estavam sentindo fome? 4 Davi entrou na casa de Deus, pegou e comeu dos pães oferecidos a Deus, e ainda os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães.” 5 E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é senhor do sábado.” Comentário: * 1-5: Sendo senhor do sábado, Jesus está acima das leis, mesmo religiosas, que os homens elaboram. Ele relativiza essas leis, mostrando que elas não têm sentido quando impedem o homem de ter acesso aos bens necessários para a própria sobrevivência. Os pães da oferta citados por Jesus eram doze pães dispostos em duas fileiras dentro do templo, sobre uma mesa diante do Santo dos santos. Eram renovados uma vez na semana, a cada sábado, e, por serem consagrados, só podiam ser comidos pelos sacerdotes. O exemplo citado aos fariseus tem por objetivo mostrar como as leis foram sendo deturpadas ao longo do tempo por uma leitura interesseira de certas pessoas e que Jesus está acima de qualquer lei humana, pois é o Filho de Deus e se orienta pela lei celeste. Ser discípulo de Jesus é muito mais do que ser cumpridor de normas, é essencialmente promover, em todos os âmbitos, a vida nova e restaurar a dignidade humana, tal como o fez Cristo, que é o caminho que nos conduz à vida verdadeira.

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Lucas 5, 33-39 Jesus provoca ruptura.

* 33 Eles disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações, mas os teus discípulos comem e bebem.” 34 Mas Jesus disse: “Vocês acham que os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35 Mas vão chegar dias em que o noivo será tirado do meio deles; nesses dias eles vão jejuar.” 36 Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para remendar roupa velha; senão, vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combina com a roupa velha. 37 Ninguém coloca vinho novo em barris velhos; porque, de fato, o vinho novo arrebenta os barris velhos, e se derrama, e os barris se perdem. 38 Vinho novo deve ser colocado em barris novos. 39 E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo, porque diz: o velho é melhor.” Comentário: * 33-39: Cf. nota em Mc 2,18-22. Lucas salienta que quem está habituado às estruturas do velho sistema, e não se predispõe à mudança, jamais aceita a novidade trazida por Jesus (v. 39). O jejum é símbolo da penitência, da preparação do nosso corpo para o encontro com o Messias. Uma vez que Cristo está presente, é motivo para festa, e não para jejum. Em outras palavras, Cristo dá início a uma vida nova, uma nova criação, por isso seus discípulos devem ser criaturas novas, com novas práticas, leis e doutrinas, que se baseiam unicamente no amor. Ser cristão é assumir uma relação íntima e pessoal com Jesus, é fundir nossos interesses e alegrias com os de Jesus, é seguir Jesus em tudo, na alegria e na dor, na festa e na cruz. Somente com uma mentalidade totalmente nova essa unidade é possível, a mentalidade que podemos encontrar nos apóstolos, que simbolizam a Igreja nascente.

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Lucas 5, 1-11 O seguimento de Jesus.

* 1 Certo dia, Jesus estava na margem do lago de Genesaré. A multidão se apertava ao seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2 Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago; os pescadores haviam desembarcado, e lavavam as redes. 3 Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. 4 Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avance para águas mais profundas, e lancem as redes para a pesca.” 5 Simão respondeu: “Mestre, tentamos a noite inteira, e não pescamos nada. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes.” 6 Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes, que as redes se arrebentavam. 7 Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que fossem ajudá-los. Eles foram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. 8 Ao ver isso, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9 É que o espanto tinha tomado conta de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10 Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Mas Jesus disse a Simão: “Não tenha medo! De hoje em diante você será pescador de homens.” 11 Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo, e seguiram a Jesus. Comentário: * 1-11: A cena é simbólica. Jesus chama seus primeiros discípulos, mostrando-lhes qual a missão reservada a eles: fazer que os homens participem da libertação trazida por Jesus e que só pode realizar-se no seguimento dele, mediante a união com ele e sua missão. O convite ao seguimento é exigente: é preciso “deixar tudo”, para que nada impeça o discípulo de anunciar a Boa Notícia do Reino. Hoje Lucas narra o primeiro encontro de Jesus com Pedro e os irmãos Tiago e João, seus primeiros discípulos. O lago de Genesaré, onde pescavam, é o mesmo mar de Tiberíades (mencionado por João) ou mar da Galileia (em Marcos e Mateus). O Evangelho nos mostra que o esforço humano, sem Deus, não produz fruto, por isso Pedro exclama: “Trabalhamos duramente a noite toda e não pescamos nada”. A exclamação de Pedro é semelhante ao grito de muitos homens e mulheres de hoje, que dizem: “Trabalhei a minha vida toda para nada”. Um famoso autor contemporâneo, Byung-Chul Han, traduz esse fenômeno numa expressão que dá título ao seu livro mais conhecido: Sociedade do cansaço. Fala de uma sociedade que vive cansada por não ter objetivos claros, por não saber para onde ir. Nós, cristãos, podemos afirmar que a sociedade está “cansada” porque caminha sem Deus.

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Lucas 4, 38-44 Ser livre para servir.

* 38 Jesus saiu da sinagoga, e foi para a casa de Simão. A sogra de Simão estava com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. 39 Inclinando-se para ela, Jesus ameaçou a febre, e esta deixou a mulher. Então, no mesmo instante, ela se levantou, e começou a servi-los. 40 Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levavam a Jesus. Jesus colocava as mãos em cada um deles, e os curava. 41 De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: “Tu és o Filho de Deus.” Jesus os ameaçava, e não os deixava falar, porque os demônios sabiam que ele era o Messias. Jesus anuncia o Reino -* 42 Ao raiar do dia, Jesus saiu, e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam, e, indo até ele, não queriam deixá-lo que fosse embora. 43 Mas Jesus disse: “Devo anunciar a Boa Notícia do Reino de Deus também para as outras cidades, porque para isso é que fui enviado.” 44 E Jesus pregava nas sinagogas da Judéia. Comentário: * 38-41: Cf. nota em Mc 1, 29-34: Para os antigos, a febre era de origem demoníaca. Libertos do demônio, os homens podem levantar-se e pôr-se a serviço. Os demônios reconhecem quem é Jesus, porque sentem que a palavra e ação dele ameaça o domínio que eles têm sobre o homem. * 42-44: A Boa Notícia do Reino é o amor de Deus que provoca a transformação radical das estruturas que escravizam os homens. Para anunciá-la, Jesus vai ao encontro daqueles que ainda não a conhecem. Lucas nos relata uma série de curas realizadas por Jesus, iniciando pela cura da sogra de Pedro. A proximidade assinalada pela imposição das mãos ou pelo toque é um elemento importante nesses relatos, pois realiza e expressa a transmissão do poder curador a cada doente em particular. No final, Jesus anuncia que deve ir a outros lugares, pois todos merecem receber o Evangelho da salvação. Seguir Jesus significa estar em constante movimento. Significa não se acomodar, mas estar em ação e ir ao encontro das pessoas e situações que necessitem de ajuda e apoio. Jesus cura, expulsa demônios, reza, ensina… Quem quiser segui-lo, deve fazer o mesmo, deixando que a Palavra produza frutos exteriores e interiores. Inspirado pelo Espírito, o discípulo de Jesus continua no mundo sua missão de semeador da esperança e da libertação.

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Lucas 4, 31-37 Jesus liberta da alienação.

-* 31 Jesus foi a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava aos sábados. 32 As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33 Na sinagoga havia um homem possuído pelo espírito de um demônio mau, que gritou em alta voz: 34 “O que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!” 35 Jesus o ameaçou, dizendo: “Cale-se, e saia dele!” Então o demônio jogou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. 36 O espanto tomou conta de todos, e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos maus com autoridade e poder, e eles saem.” 37 E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza. Comentário: * 31-37: Cf. nota em Mc 1,21-28: A ação demoníaca escraviza e aliena o homem, impedindo-o de pensar e de agir por si mesmo (por exemplo: ideologias, propagandas, estruturas, sistemas etc.): outros pensam e agem através dele. O primeiro milagre de Jesus é fazer o homem voltar à consciência e à liberdade. Só assim o homem pode segui-lo. Marcos não diz qual era o ensinamento de Jesus; contudo, mencionando-o junto com uma ação de cura, ele sugere que o ensinamento com autoridade repousa numa prática concreta de libertação: com sua ação Jesus interpreta as Escrituras de modo superior a toda a cultura dos doutores da Lei. O mal faz parte do mundo. De diversos modos, os poderes espirituais do mal conspiram contra o ser humano, mesmo nos lugares mais santos. Por isso rezamos regularmente, na oração que Jesus nos ensinou: “Livrai-nos do mal”. Ao vencer os demônios, símbolo do mal e do pecado, Jesus cumpre o plano de Deus. Sua ação messiânica é exatamente eliminar pela raiz esse poder que corrompe o ser humano e a sociedade. Através do testemunho de fé, o cristão (filho da luz) realiza a mesma missão e, por isso, deve constantemente denunciar e combater o mal que vê no mundo (as trevas). É interessante notar que a expressão “Santo de Deus”, utilizada nesta narrativa, aparece apenas uma vez no Evangelho de Lucas e outras duas em todo o Novo Testamento.