terça-feira, 5 de agosto de 2025

Lucas 9, 28-36 O novo êxodo.

* 28 Oito dias após dizer essas palavras, Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. 29 Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante. 30 Nisso, dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. 31 Apareceram na glória, e conversavam sobre o êxodo de Jesus, que iria acontecer em Jerusalém. 32 Pedro e os companheiros dormiam profundamente. Quando acordaram, viram a glória de Jesus, e os dois homens que estavam com ele. 33 E quando esses homens já iam se afastando, Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias.” Pedro não sabia o que estava dizendo. 34 Quando ainda estava falando, desceu uma nuvem, e os encobriu com sua sombra. Os discípulos ficaram com medo quando entraram na nuvem. 35 Mas, da nuvem saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutem o que ele diz!” 36 Quando a voz falou, Jesus estava sozinho. Os discípulos ficaram calados, e nesses dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto. Comentário: * 28-36: Lucas apresenta Jesus rezando continuamente (5,16; 6,12; 9,18). Com isso o evangelista mostra que Jesus, através de sua palavra e ação, está realizando a vontade do Pai. Na transfiguração aparece claramente esse sentido da oração (v. 35). E a vontade do Pai é que Jesus realize o êxodo (v. 31), isto é, que ele realize, mediante sua morte, ressurreição e ascensão, o ato supremo de libertação do povo, acabando com a opressão exercida pelo sistema implantado em Jerusalém. Jesus, acompanhado de três apóstolos mais próximos, sobe a montanha para rezar. Enquanto isso, acontece a transfiguração, que visa mostrar que a paixão e a morte de Jesus fazem parte do projeto do Pai. Moisés e Elias – representantes da Lei e dos Profetas – conversam sobre a morte que Jesus irá enfrentar em Jerusalém. Os apóstolos que acompanharam o Mestre caem no sono. Ao despertar, veem a glória de Jesus. Fascinados pela beleza, sugerem eternizar essa realidade, fixando moradia no cimo da montanha. Uma voz vem da nuvem e pede que escutem e sigam o que o Filho determina, pois ele é o Filho amado do Pai. Essa narrativa confirma que Jesus é verdadeiro Deus e procura encorajar seus seguidores para que não o abandonem, mesmo diante das dificuldades. Deixemo-nos transfigurar para transformar a realidade que nos aguarda na planície, onde realizamos nossa missão.

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Mateus 14, 22-36 A fé nos momentos difíceis.

* 22 Logo em seguida, Jesus obrigou os discípulos a entrar na barca, e ir na frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despedia as multidões. 23 Logo depois de despedir as multidões, Jesus subiu sozinho ao monte, para rezar. Ao anoitecer, Jesus continuava aí sozinho. 24 A barca, porém, já longe da terra, era batida pelas ondas, porque o vento era contrário. 25 Entre as três e as seis da madrugada, Jesus foi até os discípulos, andando sobre o mar. 26 Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados, e disseram: “É um fantasma!” E gritaram de medo. 27 Jesus, porém, logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo.” 28 Então Pedro lhe disse: ”Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água.” 29 Jesus respondeu: “Venha.” Pedro desceu da barca, e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. 30 Mas ficou com medo quando sentiu o vento e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me.” 31 Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: “Homem fraco na fé, por que você duvidou?” 32 Então eles subiram na barca. E o vento parou. 33 Os que estavam na barca se ajoelharam diante de Jesus, dizendo: “De fato, tu és o Filho de Deus.” Jesus e os doentes -* 34 Acabando de atravessar, desembarcaram em Genesaré. 35 Os homens desse lugar, reconhecendo-os, espalharam a notícia por toda a região. Então levaram a Jesus todos os doentes, 36 e pediram que pudessem ao menos tocar a barra da roupa dele. E todos os que tocaram, ficaram curados. Comentário: * 22-33: Sobressai aqui a figura de Pedro, protótipo da comunidade que, nas grandes crises, duvida da presença de Jesus em seu meio e, por isso, pede um sinal. E mesmo vendo sinais, continua com medo das ambiguidades da situação e, por isso, a sua fé fica paralisada. Então faz o seu pedido de socorro. Jesus atende ao pedido da comunidade. Mas deixa bem claro que ela precisa crescer na fé e não temer os passos dados dentro das águas agitadas do mundo. * 34-36: Jesus exerce sua missão em benefício de todo o povo, e não de acordo com os critérios e interesses de privilegiados ou especialistas da religião. Estes consideravam um escândalo deixar-se tocar pela multidão doente. Caminhar sobre as águas é um indicador de divindade, remetendo à travessia do mar Vermelho no êxodo e às “pegadas não reconhecidas” de Deus, que abre caminho nas águas, como vem mencionado no Salmo 77: “Teu caminho era o mar, tuas estradas passaram entre grandes águas, e tuas pegadas ninguém pôde conhecer”. Outra referência direta à divindade de Jesus, ligada ao Antigo Testamento, é a expressão “Sou eu!”. A frase remete ao nome de Deus revelado a Moisés em Êxodo 3. Pedro reconhece imediatamente Jesus após ouvir sua voz e quer fazer o que o Mestre faz: andar sobre as águas. Mas sua fé é insuficiente, por isso começa a afundar. O final é inspirador para nossos dias: Jesus é quem vem em nosso auxílio e nos salva. Quando estamos com ele, estamos seguros.

domingo, 3 de agosto de 2025

Mateus 14, 13-21 O banquete da vida.

* 13 Quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu, e foi de barca para um lugar deserto e afastado. Mas, quando as multidões ficaram sabendo disso, saíram das cidades, e o seguiram a pé. 14 Ao sair da barca, Jesus viu grande multidão. Teve compaixão deles, e curou os que estavam doentes. 15 Ao entardecer, os discípulos chegaram perto de Jesus, e disseram: “Este lugar é deserto, e a hora já vai adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar alguma coisa para comer.” 16 Mas Jesus lhes disse: “Eles não precisam ir embora. Vocês é que têm de lhes dar de comer.” 17 Os discípulos responderam: “Só temos aqui cinco pães e dois peixes.” 18 Jesus disse: “Tragam isso aqui.” 19 Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Depois pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães, e os deu aos discípulos; os discípulos distribuíram às multidões. 20 Todos comeram, ficaram satisfeitos, e ainda recolheram doze cestos cheios de pedaços que sobraram. 21 O número dos que comeram era mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças. Comentário: * 13-21: Cf. nota em Mc 6,31-44. Mateus salienta o comportamento de Jesus: ele não é fanático, querendo enfrentar imediatamente Herodes; mas também não é fatalista, deixando as coisas correr como estão. Ele continua fiel à missão de servir ao seu povo. Reúne e alimenta as multidões sofredoras, realizando os sinais de um novo modo de vida e de anúncio do Reino. A Eucaristia é o sacramento-memória dessa presença de Jesus, lembrando continuamente qual é a missão a que nós, cristãos, fomos chamados. A escassez do deserto se contrapõe, no Evangelho de hoje, à abundância que nasce da partilha e, sobretudo, da presença de Jesus. Afastando-se da cidade que matou João Batista por ganância, Jesus promove o banquete da vida. Por hora, essa vida plena é expressa através de símbolos materiais: o pão e o peixe. Mas, como Jesus tem algo muito maior e mais valioso a oferecer, em breve o pão que nutre o corpo será seu próprio corpo e sangue, o banquete eucarístico, alimento espiritual. Em cada Eucaristia, somos alimentados por Cristo, entrando em comunhão com ele, e cada cristão é chamado a se tornar aquilo que comunga, o corpo místico, ou seja, é chamado a se tornar Igreja, confiando no verdadeiro guia e alimento que é Cristo.

sábado, 2 de agosto de 2025

Lucas 12, 13-21 A vida é dom de Deus.

* 13 Do meio da multidão, alguém disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo.” 14 Jesus respondeu: “Homem, quem foi que me encarregou de julgar ou dividir os bens entre vocês?” 15 Depois Jesus falou a todos: “Atenção! Tenham cuidado com qualquer tipo de ganância. Porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a sua vida não depende de seus bens.” 16 E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17 E o homem pensou: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18 Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir outros maiores; e neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19 Então poderei dizer a mim mesmo: meu caro, você possui um bom estoque, uma reserva para muitos anos; descanse, coma e beba, alegre-se!’ 20 Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Nesta mesma noite você vai ter que devolver a sua vida. E as coisas que você preparou, para quem vão ficar?’ 21 Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico para Deus.” Comentário: * 13-21: No caminho da vida, o homem depara com o problema das riquezas. Jesus mostra que é idiotice acumular bens para assegurar a própria vida. Só Deus pode dar ao homem a riqueza que é a própria vida. Do meio da multidão, alguém pede a Jesus que o ajude numa disputa de herança com o irmão. O Mestre responde que não veio para resolver questões de heranças de famílias. Não é função dele ser juiz conciliador. Ele procura ajudar a entender e aponta os motivos que levam ao empobrecimento e aos conflitos entre as pessoas. Jesus não se omite diante da injustiça que favorece a concentração da riqueza, jogando muita gente na miséria. A parábola vem para contestar a concentração da riqueza e mostrar que isso é loucura e insensatez diante de Deus. Esse rico fazendeiro não pensa nos seus empregados nem nos pobres em volta dele. Só pensa em acumular e concentrar. Cuidado com todo tipo de ganância, a vida não é garantida por causa da riqueza, diz Jesus. Esse homem é “louco, insensato”, pensa garantir o futuro por muitos anos. A vida, porém, é dom de Deus, e ele não se deixa comprar por riqueza nenhuma. Quando a riqueza não é dividida, acaba provocando divisão e conflito entre as pessoas.

Colossenses 3, 1-5,9-11 Procurar as coisas do alto.

* 1 Se vocês foram ressuscitados com Cristo, procurem as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. 2 Pensem nas coisas do alto, e não nas coisas da terra. 3 Vocês estão mortos, e a vida de vocês está escondida com Cristo em Deus. 4 Quando Cristo se manifestar, ele que é a nossa vida, então vocês também se manifestarão com ele na glória. Vida nova em Cristo -* 5 Façam morrer aquilo que em vocês pertence à terra: fornicação, impureza, paixão, desejos maus e a cobiça de possuir, que é uma idolatria. 9 Não mintam uns aos outros. De fato, vocês foram despojados do homem velho e de suas ações, 10 e se revestiram do homem novo que, através do conhecimento, vai se renovando à imagem do seu Criador. 11 E aí já não há grego nem judeu, circunciso ou incircunciso, estrangeiro ou bárbaro, escravo ou livre, mas apenas Cristo, que é tudo em todos. Comentário: * 1-4: Paulo não despreza as realidades terrestres. “Procurar as coisas do alto” significa descobrir a vida nova revelada em Jesus Cristo. O cristão já participa da vida que Jesus vive no mistério de Deus. Essa participação deve crescer e concretizar-se cada vez mais na história; quando Jesus estiver plenamente manifesto através do testemunho dos cristãos, então essa participação também se tornará completamente manifesta. Estes, conhecendo a vida de Cristo, são capazes de discernir e criticar tudo o que não conduz à plena realização humana. * 5-17: Através do batismo, os cristãos passam por uma transformação radical: deixam de pertencer à velha humanidade corrompida (homem velho) e começam a pertencer à nova humanidade (homem novo), que é a criação realizada em Cristo, o novo Adão, imagem de Deus (1,15). Na comunidade cristã, semente da nova humanidade, não se admitem distinções de raça, religião, cultura ou classe social: todos são iguais e participam igualmente da vida de Cristo. A transformação é coisa prática: deixar as ações que visam egoisticamente aos próprios interesses, em troca de ações a serviço da reconciliação mútua e do bem comum.

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Mateus 14, 1-12 O banquete da morte.

* 1 Naquele tempo, Herodes, governador da Galileia, ouviu falar da fama de Jesus. 2 Disse então a seus oficiais: “Ele é João Batista, que ressuscitou dos mortos. É por isso que os poderes agem nesse homem.” 3 De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, a mulher do seu irmão. 4 Porque João dizia a Herodes: “Não é permitido você se casar com ela.” 5 Herodes queria matar João, mas tinha medo da multidão, porque esta considerava João um profeta. 6 Quando chegou o aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou a Herodes. 7 Então Herodes prometeu com juramento que lhe daria tudo o que ela pedisse. 8 Pressionada pela mãe, ela disse: “Dê-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista.” 9 O rei ficou triste, mas por causa do juramento na frente dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela, 10 e mandou cortar a cabeça de João na prisão. 11 Depois a cabeça foi levada num prato, foi entregue à moça, e esta a levou para a sua mãe. 12 Os discípulos de João foram buscar o cadáver, e o enterraram. Depois foram contar a Jesus o que tinha acontecido. Comentário: * 14,1-12: A morte brutal de João Batista anuncia a morte de Jesus. Os compromissos que obrigaram Herodes a cortar a cabeça do Precursor vão levar, com muito maior razão, as autoridades a tramar e exigir a execução de Jesus. Isso porque tanto João como Jesus põem em perigo os princípios éticos vigentes. No banquete da morte, narrado no Evangelho de hoje, vemos expressos os efeitos da insensatez humana, da ganância e do egoísmo. Porque João criticava o mau comportamento (adultério) de Herodes e Herodíades, esta deseja silenciá-lo. A verdade, porém, não pode ser ocultada, e por isso a voz de João soou ainda mais forte após sua morte. O mesmo aconteceu com os grandes santos e mártires ao longo da história. A mensagem do cristianismo é mensagem de esperança, que nos ensina a valorizar a vida, sempre e em todas as circunstâncias. Somos testemunhas do Evangelho da vida e, como Evangelho significa “Boa Notícia”, os cristãos não podem ser espectadores de um cenário de morte, mas devem ser sempre promotores da vida.

quinta-feira, 31 de julho de 2025

Mateus 13, 54-58 Jesus é rejeitado como os profetas.

* 53 Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, saiu desse lugar, 54 e voltou para a sua terra. Ensinava as pessoas na sinagoga, de modo que ficavam admiradas. Diziam: “De onde vêm essa sabedoria e esses milagres? 55 Esse homem não é o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56 E suas irmãs, não moram conosco? Então, de onde vem tudo isso?” 57 E ficaram escandalizados por causa de Jesus. Mas Jesus disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família.” 58 E Jesus não fez muitos milagres aí, por causa da falta de fé deles. Comentário: * 53-58: Cf. nota em Mc 6,1-6. Os conterrâneos de Jesus colocam a questão sobre a origem da autoridade dele, admirados de seu ensinamento e poderes milagrosos. É impossível que Jesus, sendo um deles, tenha a autoridade de Deus. Por isso, eles o rejeitam. Essa rejeição não é acidental: é apenas mais uma prova de que Jesus é o enviado de Deus. De fato, todos os profetas do Antigo Testamento também foram rejeitados. Na vida cotidiana, criamos diversos preconceitos ou expectativas sobre as pessoas, especialmente as que são próximas de nós, que convivem conosco, na mesma comunidade ou cidade. Sem conhecer a fundo tais pessoas, acabamos julgando pelas aparências, pelos “boatos”. O mesmo aconteceu com Jesus, na sua terra, Nazaré. A fé cristã, porém, não é uma fé de aparências, é, sobretudo, um encontro com o Deus vivo e verdadeiro. Aquele que realmente quer conhecer o Messias não pode limitar-se à especulação que existe em torno do Jesus histórico, como fizeram seus conterrâneos. Devemos ir além, superar as aparências, buscando um encontro pessoal e profundo com Cristo, que se manifesta na Palavra e na Eucaristia.