terça-feira, 18 de março de 2025
Mateus 1, 16.18-21.24 Jesus, o Messias, realiza as promessas de Deus.
16 Jacó foi o pai de José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Messias.
O começo de uma nova história -* 18 A origem de Jesus, o Messias, foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19 José, seu marido, era justo. Não queria denunciar Maria, e pensava em deixá-la, sem ninguém saber. 20 Enquanto José pensava nisso, o Anjo do Senhor lhe apareceu em sonho, e disse: “José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados.”
4 Quando acordou, José fez conforme o Anjo do Senhor havia mandado: levou Maria para casa,
Comentário:
* 1-17: Em Jesus, continua e chega ao ápice toda a história de Israel. Sua árvore genealógica apresenta-o como descendente direto de Davi e Abraão. Como filho de Davi, Jesus é o Rei-Messias que vai instaurar o Reino prometido. Como filho de Abraão, ele estenderá o Reino a todos os homens, através da presença e ação da Igreja.
* 18-25: Jesus não é apenas filho da história dos homens. É o próprio Filho de Deus, o Deus que está conosco. Ele inicia nova história, em que os homens serão salvos (Jesus = Deus salva) de tudo o que diminui ou destrói a vida e a liberdade (os pecados).
Deus escolheu José para ser o pai adotivo de Jesus, confiando em suas mãos a segurança e educação do seu Filho. Exemplo de homem justo, José demonstrou ter profunda fé, cumprindo sua missão com disponibilidade total, mesmo nos acontecimentos mais desconcertantes. Seu exemplo de doação e fé é sempre atual, e não por acaso o papa Francisco dedicou uma carta apostólica (Patris Corde) e um ano especial a São José. Por tudo isso, é padroeiro universal da Igreja, advogado dos lares cristãos e modelo dos trabalhadores. Para quem quiser conhecer melhor a figura e a missão deste grande santo, uma excelente leitura é o livro “Simplesmente José”, biografia escrita em estilo de romance que contempla todas as virtudes e as fases da vida do esposo de Maria e pai adotivo de Jesus.
Romanos 4, 13.16-18.22 Os herdeiros de Abraão.
-* 13 Não por causa da Lei, mas por causa da justiça da fé, que a promessa de receber o mundo em herança foi feita a Abraão ou à sua descendência. 16 A herança, portanto, vem através da fé, para que seja gratuita e para que a promessa seja garantida a toda a descendência, não só à descendência segundo a Lei, mas também à descendência segundo a fé de Abraão, que é o pai de todos nós.
O que é ter fé -* 18 Esperando contra toda esperança, Abraão acreditou e tornou-se o pai de muitas nações, conforme foi dito a ele: “Assim será a sua descendência.” 22 Eis o motivo pelo qual isso lhe foi creditado como justiça.
Comentário:
* 13-17: Em vista da justiça que vem da fé, Abraão recebeu gratuitamente de Deus a promessa de se tornar herdeiro do mundo. Ora, a promessa feita a Abraão permanece e é transmitida como herança aos seus descendentes. Todavia, os autênticos descendentes e herdeiros são aqueles que Deus justifica através da fé, como fez com Abraão, e não os que se limitam a observar a Lei.
* 18-25: Ter fé e entregar a própria vida a Deus é esperar contra toda esperança. Abraão acreditou que ia ser pai quando sua velhice e a esterilidade de Sara diziam o contrário. A justiça de Abraão é a fé confiante de que Deus pode realizar tudo o que promete. Nós também somos justificados por Deus quando acreditamos que ele ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos, para nos livrar da morte do pecado e nos dar a vida nova.
Mateus 23, 1-12 Jesus condena a dominação intelectual.
-* 1 Jesus falou às multidões e aos seus discípulos: 2 “Os doutores da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3 Por isso, vocês devem fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imitem suas ações, pois eles falam e não praticam. 4 Amarram pesados fardos e os colocam no ombro dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. 5 Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Vejam como eles usam faixas largas na testa e nos braços, e como põem na roupa longas franjas, com trechos da Escritura. 6 Gostam dos lugares de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas; 7 gostam de ser cumprimentados nas praças públicas, e de que as pessoas os chamem mestre. 8 Quanto a vocês, nunca se deixem chamar mestre, pois um só é o Mestre de vocês, e todos vocês são irmãos. 9 Na terra, não chamem a ninguém Pai, pois um só é o Pai de vocês, aquele que está no céu. 10 Não deixem que os outros chamem vocês líderes, pois um só é o Líder de vocês: o Messias. 11 Pelo contrário, o maior de vocês deve ser aquele que serve a vocês. 12 Quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado.”
Comentário:
* 1-12: Jesus critica os intelectuais e os líderes da classe dominante, que transformam o saber em poder, agindo hipocritamente e oprimindo o povo. Na nova comunidade de Jesus todos são irmãos, voltados para o serviço mútuo e reunidos em torno de Deus que é Pai, e de Jesus, que é o único líder e que veio para servir.
Jesus critica os fariseus e os escribas porque são incoerentes: pregam, mas não vivem os preceitos. O novo povo de Deus deve nascer com uma atitude diferente, ou seja, o cristão deve agir com coerência, seguindo sempre o exemplo de Jesus, pois é na humildade que está a riqueza cristã. Nós somos o novo povo, e por isso nossas ações e nossas palavras devem refletir o ensinamento que recebemos de Jesus. O Evangelho de hoje nos convida ainda a mudar a lógica piramidal da sociedade, não destruindo a pirâmide, mas invertendo-a, pois os maiores entre nós devem ser os servos de todos, à semelhança do que fez Jesus. Aquele que revela maiores qualidades deve servir seus irmãos pelo exemplo de vida, e não apenas pela autoridade da palavra.
domingo, 16 de março de 2025
Lucas 6, 36-38 A gratuidade nas relações.
36 Sejam misericordiosos, como também o Pai de vocês é misericordioso.”
Só Deus pode julgar -* 37 “Não julguem, e vocês não serão julgados; não condenem, e não serão condenados; perdoem, e serão perdoados. 38 Deem, e será dado a vocês; colocarão nos braços de vocês uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante. Porque a mesma medida que vocês usarem para os outros, será usada para vocês.”
Comentário:
* 27-36: A vida em sociedade é feita de relacionamentos de interesses e reciprocidade, que geram lucro, poder e prestígio. O Evangelho revoluciona o campo das relações humanas, mostrando que, numa sociedade justa e fraterna, as relações devem ser gratuitas, à semelhança do amor misericordioso do Pai.
* 37-42: Cf. nota em Mt 7,1-5. Lucas salienta que as relações numa sociedade nova não devem ser de julgamento e condenação, mas de perdão e dom. Só Deus pode julgar.
Com o nascimento de Jesus, a encarnação do Verbo, nos é revelado o verdadeiro rosto do Pai: Deus misericordioso, compassivo, cheio de amor para com seus filhos. Ao mesmo tempo que nos apresenta esse rosto do Pai, Jesus nos exorta a imitar suas ações e sentimentos, sendo também misericordiosos, justos e caridosos. A misericórdia é a disposição de Deus para auxiliar quem está em necessidade, e a justiça restitui a cada um o que é seu. Se quisermos que os outros sejam atenciosos e bondosos conosco, devemos ser antes para com eles. A reciprocidade nas boas ações deve ser assim norma na vida cristã, um imperativo moral. Na vida do cristão deve haver espaço somente para coisas boas, como o perdão, a misericórdia, a fé, a esperança, o amor…
sábado, 15 de março de 2025
Lucas 9, 28-36 O novo êxodo.
-* 28 Oito dias após dizer essas palavras, Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. 29 Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante. 30 Nisso, dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. 31 Apareceram na glória, e conversavam sobre o êxodo de Jesus, que iria acontecer em Jerusalém. 32 Pedro e os companheiros dormiam profundamente. Quando acordaram, viram a glória de Jesus, e os dois homens que estavam com ele. 33 E quando esses homens já iam se afastando, Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias.” Pedro não sabia o que estava dizendo. 34 Quando ainda estava falando, desceu uma nuvem, e os encobriu com sua sombra. Os discípulos ficaram com medo quando entraram na nuvem. 35 Mas, da nuvem saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutem o que ele diz!” 36 Quando a voz falou, Jesus estava sozinho. Os discípulos ficaram calados, e nesses dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.
Comentário:
* 28-36: Lucas apresenta Jesus rezando continuamente (5,16; 6,12; 9,18). Com isso o evangelista mostra que Jesus, através de sua palavra e ação, está realizando a vontade do Pai. Na transfiguração aparece claramente esse sentido da oração (v. 35). E a vontade do Pai é que Jesus realize o êxodo (v. 31), isto é, que ele realize, mediante sua morte, ressurreição e ascensão, o ato supremo de libertação do povo, acabando com a opressão exercida pelo sistema implantado em Jerusalém.
Jesus e três discípulos sobem a montanha para rezar e lá acontece a transfiguração de Jesus. Enquanto dialoga com Moisés e Elias, representantes do Antigo Testamento, os três discípulos dormem e não escutam a voz que fala do êxodo (morte) do Mestre. A transfiguração mostra que a paixão e a morte fazem parte do projeto de Jesus. Depois de acordarem, os discípulos contemplam a glória de Jesus e, fascinados pela beleza, sugerem eternizar essa realidade, construindo moradias. Mas uma voz vem da nuvem e pede que escutem e sigam o que o Filho determina. A voz do Mestre nos desinstala e nos leva a descer a montanha, onde realizamos nossa missão de tornar presente o Reino de Deus. Não podemos ficar acomodados no alto da montanha e ficar eternamente contemplando a glória do Filho. A glória de Jesus ilumina e transfigura nossa vida, para transformar a realidade do mundo.
Filipenses 3, 17-4,1 A maturidade cristã.
17 Irmãos, sejam meus imitadores e observem os que vivem de acordo com o modelo que vocês têm em nós. 18 Uma coisa eu já disse muitas vezes, e agora repito com lágrimas: há muitos que são inimigos da cruz de Cristo. 19 O fim deles é a perdição; o deus deles é o ventre, sua glória está no que é vergonhoso, e seus pensamentos em coisas da terra.
20 A nossa cidadania, porém, está lá no céu, de onde esperamos ansiosamente o Senhor Jesus Cristo como Salvador. 21 Ele vai transformar nosso corpo miserável, tornando-o semelhante ao seu corpo glorioso, graças ao poder que ele possui de submeter a si todas as coisas.
Recomendações -* 1 Assim, meus queridos e saudosos irmãos, minha alegria e minha coroa, continuem firmes no Senhor, ó amados.
Comentário:
* 15-21: A perfeição é a maturidade cristã que propõe a cruz e a ressurreição como centro da vida. Paulo, que deixou tudo em troca da fé em Cristo, se apresenta como modelo para a comunidade, alertando-a de novo quanto aos “inimigos da cruz de Cristo”, isto é, aos judaizantes do v. 2. Em vez de fazer consistir a salvação em ritos, observâncias legais e estruturas, a vida cristã se orienta pelo testemunho, na esperança de um mundo radicalmente novo. Este só se realiza através da vinda de Jesus, como Salvador e Senhor que renova todas as coisas.
* 4,1-9: Nada sabemos sobre as pessoas nomeadas nos vv. 2-3, a não ser que devem estar profundamente comprometidas com o trabalho de evangelização. Paulo parece jogar com o significado dos nomes (Evódia = “caminho fácil”; Síntique = “encontro”; Sízigo = “companheiro de canga”). A alegria cristã se baseia na salvação obtida por Cristo, e é testemunhada sobretudo pela bondade que se irradia para todos e pela tranquila confiança em Deus. Os cristãos devem ser fiéis ao que aprenderam dos seus evangelizadores, mas também precisam estar abertos a todas as coisas sadias que encontram na sociedade.
sexta-feira, 14 de março de 2025
Mateus 5, 43-48 Amar como o Pai ama.
* 43 “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo, e odeie o seu inimigo!’ 44 Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos, e rezem por aqueles que perseguem vocês! 45 Assim vocês se tornarão filhos do Pai que está no céu, porque ele faz o sol nascer sobre maus e bons, e a chuva cair sobre justos e injustos. 46 Pois, se vocês amam somente aqueles que os amam, que recompensa vocês terão? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47 E se vocês cumprimentam somente seus irmãos, o que é que vocês fazem de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48 Portanto, sejam perfeitos como é perfeito o Pai de vocês que está no céu.”
Comentário:
* 43-48: O Evangelho abre a perspectiva do relacionamento humano para além das fronteiras que os homens costumam construir. Amar o inimigo é entrar em relação concreta com aquele que também é amado por Deus, mas que se apresenta como problema para mim. Os conflitos também são uma tarefa do amor. O v. 48 é a conclusão e a chave para se compreender todo o conjunto formado por 5,17-47: os discípulos são convidados a um comportamento que os torne filhos testemunhando a justiça do Pai. Sobre os cobradores de impostos, cf. nota em Mc 2,13-17.
Jesus continua ensinando o povo a reinterpretar os preceitos antigos. O Evangelho de hoje apresenta um enorme passo avante no campo ético, ensinando-nos que é preciso amar a todos, amigos e inimigos. Devemos amar a todos de forma igual, sem fazer qualquer tipo de distinção. Essa é a perfeição que somos exortados a procurar, a mesma perfeição do nosso Deus, que “faz seu sol nascer sobre malvados e bons, e faz chover sobre justos e injustos”. Em contexto agrícola, como era aquele em que Jesus pregou, o sol e a chuva são bens essenciais, pois é sua combinação que possibilita frutos abundantes. O Deus que nos ama não faz distinção de pessoas e permite que todos tenhamos acesso ao mesmo tipo de condições. Amar os inimigos é um preceito difícil de seguir, mas que certamente trará muitos frutos, entre eles a felicidade, a realização pessoal e a santidade. Deus recompensa a todos que seguem seus Mandamentos, como prometeu no passado a Moisés.
Assinar:
Postagens (Atom)