domingo, 27 de abril de 2014

1 Pedro 1, 3-9 A obra do Pai.

* 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo por sua grande misericórdia. Ressuscitando a Jesus Cristo dos mortos, ele nos fez renascer para uma esperança viva, 4 para uma herança que não se corrompe, não se mancha e não murcha. Essa herança está reservada no céu para vocês 5 que, graças à , estão guardados pela força de Deus para a salvação que está prestes a revelar-se no final dos tempos.
O papel do Filho -* 6 Por isso, vocês devem alegrar-se, mesmo que agora, se necessário, fiquem tristes por um pouco de tempo, devido às várias provações. 7 Desse modo, a que vocês têm será provada como o ouro que passa pelo fogo. O ouro vai desaparecer, mas a que vocês têm, e que vale muito mais, não se perderá, até o dia da revelação de Jesus Cristo. Então, por essa , vocês receberão louvor, glória e honra. 8 Vocês nunca viram Jesus e, apesar disso, o amam; não o vêem, mas acreditam. E por isso sentem alegria extraordinária e gloriosa, 9 porque alcançam a meta da , que é a salvação de vocês.
Comentário:
* 3-5: O novo nascimento pelo batismo é participação na vida de Jesus ressuscitado. Trata-se de nascimento para outra vida e outra história, dando aos cristãos esperança incomparavelmente superior a qualquer outro ideal humano. Assim como Deus havia concedido a herança da terra ao povo da antiga aliança, também o povo da nova aliança recebe como herança a própria vida de Deus (cf. 2Pd 1,4). O cristão vive impulsionado para a vida plena que está sempre em via de se manifestar.
* 6-9: A fé é compromisso permanente com Cristo, até a morte. Cristo chegou à glória da ressurreição e da vida através de perseguições e sofrimentos. O cristão segue o mesmo caminho: mediante o testemunho de vida em meio às provas, pouco a pouco nele se manifesta o próprio Cristo, que comunica a alegria da ressurreição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário