domingo, 8 de setembro de 2013

Filemon 9b-10.12-17 Uma nova relação entre os homens.

9 Quem faz este pedido sou eu, o velho Paulo, agora também prisioneiro de Jesus Cristo. 10 Peço-lhe em favor de Onésimo, o filho que eu gerei na prisão. 12 Eu o mando de volta para você; ele é como se fosse meu próprio coração.
13* Gostaria que ele tivesse ficado comigo para me servir substituindo você, enquanto estou preso por causa do Evangelho. 14 Eu, porém, não quis fazer nada sem que você desse o seu consentimento. Não quero que a sua bondade seja forçada, mas espontânea. 15 Talvez Onésimo tenha sido afastado de você por algum tempo, para que você o tenha de volta para sempre. 16 Agora você o terá, não mais como escravo, mas muito mais do que escravo: você o terá como irmão querido; ele é querido para mim, e o será muito mais para você, seja como homem, seja como cristão.
17* Assim, se você me considera como irmão na , receba Onésimo como se fosse eu mesmo.
Comentário:
* 7-12: Paulo considera Onésimo como filho, porque foi graças a ele que Onésimo se converteu. O nome Onésimo significa “útil”.
* 13-16: Pedindo que Filemon trate Onésimo como irmão, Paulo mostra que o Evangelho põe fim às diferenças entre os homens e esvazia completamente o estatuto da escravidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário