domingo, 19 de setembro de 2010

1 Timóteo 2, 1-8 Deus quer salvar a todos.

1 Antes de tudo, recomendo que façam pedidos, orações, súplicas e ações de graças em favor de todos os homens, 2 pelos reis e por todos os que têm autoridade, a fim de que levemos uma vida calma e serena, com toda a piedade e dignidade. 3 Isso é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador. 4 Ele quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. 5 Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem 6 que se entregou para resgatar a todos. Esse é o testemunho dado nos tempos estabelecidos por Deus, 7 e para o qual eu fui designado pregador e apóstolo - digo a verdade, não minto -, doutor das nações na fé e na verdade. 8 Quero, portanto, que os homens orem em todo lugar, erguendo mãos limpas, sem ira e sem discussões.
Comentário:
1-8: O autor recomenda que os cristãos incluam na sua oração todos os homens. É a oração litúrgica universal, impulsionada pela convicção de que Deus enviou seu Filho para salvar o mundo inteiro. Ser Igreja no mundo é testemunhar que o projeto de Deus está aberto para todos.
4: Quer que todos os homens se salvem. A Bíblia revela dois aspectos da vontade de Deus para a humanidade no tocante à salvação: (1) a sua perfeita vontade, pela qual Ele deseja “que todos os homens se salvem”; e (2) sua vontade permissiva, pela qual Ele permite e tolera que muitos o rejeitem e à sua salvação (ver Mt 7,21; Lc 7.30 13.34; Jo 7.17; At 7.51).
5: Um só mediador...Jesus Cristo. É somente através de Jesus Cristo que podemos aproximar-nos de Deus (Hb 7.25) confinado na sua morte expiatória para os remir dos nossos pecados, e orando com fé, pedindo forças e misericórdia divinas para nos ajudar em todas as nossas necessidades (Hb 4, 14-16). Não devemos permitir que criatura alguma usurpe o lugar de Cristo em nossa vida, dirigindo-se-lhe orações (ver Hb 8.6; 9.15; 12.24).
6. Em preço de redenção por todos. Ver Mt 20.28 nota.
8. Os homens orem... levantando mãos santas. No culto público das igrejas no NT, parece que era costume todos os adoradores fazerem suas orações em voz alta (ver At 4, 24-31; cj Ed 3, 12, 13). Para ser aceitável, a oração deveria ser oferecida por pessoas que viviam uma vida santa e justa, i. e., com “mãos santas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário