12 Com alegria, dêem graças ao Pai, que permitiu a vocês participarem da herança
dos cristãos,
na luz.
Cristo é o único mediador -* 13 Deus Pai nos arrancou do poder das trevas e nos transferiu para o Reino do seu Filho amado, 14 no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.
15*
Ele é a imagem
do Deus
invisível,
o Primogênito,
anterior a qualquer criatura;
16
porque nele foram criadas todas as coisas,
tanto as celestes como as terrestres,
as visíveis como as invisíveis:
tronos, soberanias, principados e autoridades.
Tudo foi criado por meio dele e para ele.
17
Ele existe
antes de todas as coisas, e tudo nele subsiste.
18*
Ele é
também a Cabeça do corpo, que é a Igreja.
Ele é o Princípio, o primeiro daqueles
que ressuscitam dos mortos,
para em tudo ter a primazia.
19
Porque Deus, a Plenitude total, quis nele habitar,
20
para, por
meio
dele,
reconciliar consigo todas as coisas,
tanto as terrestres como as celestes,
estabelecendo a paz
pelo seu sangue derramado na cruz.
Comentário:
* 9-12: Paulo
pede o que é mais necessário para a situação em que os colossenses estão
vivendo. A vontade de Deus se manifestou na vida e ação de Jesus Cristo, e o
conhecimento dessa vontade é a sabedoria que leva os cristãos a viver com
discernimento crítico diante das situações. Esse discernimento capacita-os,
fortalecendo-os para resistir ativamente ao que é possível enfrentar e, passivamente,
ao que é inevitável suportar.
* 13-20: Para animar os colossenses a
permanecerem firmes na fé, Paulo cita um hino cristão, provavelmente usado na
cerimônia batismal, que canta a grandeza de Cristo. Paulo se serve desse hino
para criticar qualquer doutrina que apresente como necessárias outras mediações
salvíficas, além da de Cristo. Cristo é o único mediador entre Deus e a
criação, e só ele, mediante a cruz, é capaz de reconciliar Deus com as
criaturas submetidas ao pecado.
13-14: A introdução ao hino mostra
como o pecado interferiu na criação, fazendo com que a obra de Cristo se
tornasse redentora mediante uma nova criação.
* 15-18: O Deus
invisível e inatingível se torna visível e acessível em Jesus, o Filho que se
encarnou no mundo e na história. Jesus é, portanto, o verdadeiro Adão (Gn
1,26s). Existindo antes de qualquer criatura, ele se torna modelo, cabeça e
único mediador do universo criado. No hino primitivo, o termo “corpo” (v. 18)
significava “universo”; com o acréscimo da expressão “que é a Igreja”, passou a
indicar a comunidade da nova criação, da qual Cristo é a Cabeça.
* 18-20: Primeiro a ressuscitar dos
mortos, Cristo é o novo Adão, pois na nova criação ele é o Primogênito. Assim,
o poder vital de Deus se torna acessível aos homens por meio de Cristo, reconduzindo
a criação à paz. A pacificação do universo está na remissão dos pecados
realizada por Cristo na cruz.