domingo, 6 de julho de 2025

Mateus 9, 16-26 Jesus é o Senhor da vida.

* 18 Enquanto Jesus dizia essas coisas para eles, um chefe se aproximou, ajoelhou-se diante de Jesus, e disse: “Minha filha acaba de morrer; mas vem, põe tua mão sobre ela, e ela viverá.” 19 Jesus levantou-se e o seguiu, junto com seus discípulos. 20 Nesse momento, chegou uma mulher que fazia doze anos vinha sofrendo de hemorragia. Ela foi por trás, e tocou a barra da roupa de Jesus, 21 porque pensava: “Ainda que eu toque só na roupa dele, ficarei curada.” 22 Jesus virou-se, e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! Sua fé curou você.” E, desde esse momento, a mulher ficou curada. 23 Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e uma multidão fazendo barulho. Então disse: 24 “Retirem-se, porque a menina não morreu. Ela está apenas dormindo.” As pessoas começaram a caçoar dele. 25 Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, e tomou a menina pela mão. Então a menina se levantou. 26 E essa notícia espalhou-se por toda aquela região. Comentário: * 18-26: Cf. nota em Mc 5, 21-43: Toda mulher menstruada ou sofrendo corrimento de sangue, era considerada impura (Lv 15,19.25), e impuros ficavam também os que fossem tocados por ela. A fé em Jesus faz que essa mulher viole a Lei e seja curada. A missão de Jesus é restaurar os homens na vida total: não só libertá-los da doença que os diminui e exclui do convívio social, mas também salvá-los da morte, que os exclui da vida antes do tempo. Iniciamos a semana meditando o relato de duas curas que ocorrem quase que simultaneamente. Além do período em que ocorrem, elas têm em comum o fato de necessitarem da presença de Jesus e de revelarem fé profunda (tanto da mulher quanto do pai da menina). Os que manifestam a fé são salvos, como afirma Jesus. Isso significa muito mais do que a cura em si, significa receber de volta a vida plena e o convívio na sociedade. O mesmo vale para nós hoje: se manifestarmos fé verdadeira, além das “curas” cotidianas, estará garantida para nós a salvação eterna. Lugar privilegiado para encontrar pessoalmente com Cristo e sermos por ele curados são os sacramentos, portanto aproximemo-nos dos sacramentos com uma fé viva, para que possamos sentir eficazmente a vida nova que eles produzem em nós.

sábado, 5 de julho de 2025

Lucas 10, 1-12 .17-20 Os anunciadores do Reino.

-* 1 O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos, e os enviou dois a dois, na sua frente, para toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2 E lhes dizia: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso peçam ao dono da colheita que mande trabalhadores para a colheita. 3 Vão! Estou enviando vocês como cordeiros para o meio de lobos. 4 Não levem bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não parem no caminho, para cumprimentar ninguém. 5 Em qualquer casa onde entrarem, digam primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6 Se aí morar alguém de paz, a paz de vocês irá repousar sobre ele; se não, ela voltará para vocês. 7 Permaneçam nessa mesma casa, comam e bebam do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem passando de casa em casa. 8 Quando entrarem numa cidade, e forem bem recebidos, comam o que servirem a vocês, 9 curem os doentes que nela houver. E digam ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vocês!’ 10 Mas quando vocês entrarem numa cidade, e não forem bem recebidos, saiam pelas ruas e digam: 11 ‘Até a poeira dessa cidade, que se grudou em nossos pés, nós sacudimos contra vocês. Apesar disso, saibam que o Reino de Deus está próximo’. 12 Eu lhes afirmo: no dia do julgamento, Deus será mais tolerante com Sodoma do que com tal cidade. A alegria do discípulo -* 17 Os setenta e dois voltaram muito alegres, dizendo: “Senhor, até os demônios obedecem a nós por causa do teu nome.” 18 Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu como um relâmpago. 19 Vejam: eu dei a vocês o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo, e nada poderá fazer mal a vocês. 20 Contudo, não se alegrem porque os maus espíritos obedecem a vocês; antes, fiquem alegres porque os nomes de vocês estão escritos no céu.” Comentário: * 1-16: Os discípulos são organizados por Jesus para anunciarem a Boa Notícia no caminho e começarem a realizar os atos que concretizam o Reino. Aqueles que não quiserem aderir à Boa Notícia ficarão fora da nova história. * 17-20: Os milagres realizados são motivo de alegria para os discípulos que retornam. No entanto, Jesus mostra que são apenas sinais de uma libertação muito mais ampla, que ameaça o domínio de Satanás. A verdadeira alegria dos discípulos é saber que a novidade do Reino está surgindo, e que eles estão participando dela. Lucas apresenta a “missão dos setenta e dois” discípulos. O número “setenta e dois” é simbólico: recorda que todos os seguidores de Jesus têm o compromisso com seu projeto. A Palavra de Jesus não tem fronteiras nem se limita a um único povo. Precisa estar presente em toda parte onde o Reino de Deus ainda não se estabeleceu. O Reino de Deus é o objetivo de toda ação da comunidade e de todo cristão. O autor apresenta o perfil dos missionários: são pessoas que rezam, pedem ao Senhor da messe que envie operários; devem estar dispostas a enfrentar os desafios da missão, pois os lobos ferozes querem devorar o projeto de Jesus; são pessoas despojadas, que não visam ao lucro; são pessoas promotoras da paz, dom messiânico por excelência; não devem perder tempo com quem nada quer com a mensagem de Jesus, sacudindo o pó da sociedade injusta. A alegria dos cristãos consiste em saber que seus nomes “estão escritos no céu”, isto é, Deus conta com a colaboração deles.

Gálatas 6, 14-18 Gloriar-se na cruz de Cristo.

14 Quanto a mim, que eu não me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio do qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo. 15 O que importa não é a circuncisão ou a não-circuncisão, e sim a nova criação. 16 Que a paz e a misericórdia estejam sobre todos os que seguirem esta norma, assim como sobre todo o Israel de Deus. 17 De agora em diante ninguém mais me moleste, pois trago em meu corpo as marcas de Jesus. Saudações finais -* 18 Irmãos, que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com o espírito de vocês. Amém. Comentário: * 11-18: Paulo acusa os pregadores judaizantes de orgulho, covardia e falsidade. De fato, eles visam à glória pessoal, fogem à perseguição e, embora preguem a Lei, eles próprios não a praticam. Paulo, porém, mesmo perseguido, se gloria apenas na cruz de Cristo, porque é dela que nasceu a nova criação, diante da qual ser ou não ser circuncidado é algo que já não tem importância.

sexta-feira, 4 de julho de 2025

Mateus 9, 14-17 Jesus provoca ruptura.

-* 14 Então os discípulos de João se aproximaram de Jesus, e perguntaram: “Nós e os fariseus fazemos jejum. Por que os teus discípulos não fazem jejum?” 15 Jesus respondeu: “Vocês acham que os convidados de um casamento podem estar de luto, enquanto o noivo está com eles? Mas chegarão dias em que o noivo será tirado do meio deles. Aí então eles vão jejuar. 16 Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa o pano, e o rasgo fica maior ainda. 17 Também não se põe vinho novo em barris velhos, senão os barris se arrebentam, o vinho se derrama e os barris se perdem. Mas vinho novo se põe em barris novos e assim os dois se conservam.” Comentário: * 14-17: Cf. nota em Mc 2,18-22. Jesus veio substituir o sistema da Lei, rigidamente seguido pelos fariseus. A justiça que vem da misericórdia abre as portas do Reino para todos. A mesa é muito importante e simbólica na construção identitária do cristianismo. Se o Antigo Israel fundamentou, em grande medida, sua identidade nas proibições relacionadas aos alimentos e refeições, o cristianismo vai se solidificar em torno da mesa, do pão partilhado, ou seja, da Eucaristia. O essencial para o cristão não é aquilo que ele não pode comer, mas sim Jesus Cristo, que se fez nosso alimento. Nenhum cristão poderá jejuar de Cristo, por isso também nenhum cristão deveria estar impedido de participar do banquete de Cristo. O Senhor Jesus está presente em cada Eucaristia, saciando-nos com o pão da vida e convidando-nos a comungar seu corpo, para que ele se forme cada vez mais em nós.

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Mateus 9, 9-13 Justiça e misericórdia.

* 9 Saindo daí, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e lhe disse: “Siga-me!” Ele se levantou, e seguiu a Jesus. 10 Estando Jesus à mesa em casa de Mateus, muitos cobradores de impostos e pecadores foram e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11 Alguns fariseus viram isso, e perguntaram aos discípulos: “Por que o mestre de vocês come com os cobradores de impostos e os pecadores?” 12 Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “As pessoas que têm saúde não precisam de médico, mas só as que estão doentes. 13 Aprendam, pois, o que significa: ‘Eu quero a misericórdia e não o sacrifício’. Porque eu não vim para chamar justos, e sim pecadores.” Comentário: * 9-13: Cf. nota em Mc 2,13-17. Com a citação de Oséias 6,6, Mateus esclarece o sentido da missão de Jesus: a justiça do Reino é inseparável da misericórdia. O sacrifício era prática comum entre os povos antigos, muito presente no Antigo Testamento como prova de comunhão entre Deus e o ser humano. Com o tempo, porém, alguns rituais caíram na hipocrisia, idolatria e simples exterioridade. Nos Profetas, por exemplo, vemos diversas críticas a esses sacrifícios desprovidos de significado profundo. Jesus Cristo veio estabelecer a comunhão definitiva entre Deus e a humanidade, por isso os sacrifícios não são mais necessários. O que Jesus pede agora é a misericórdia. Quem pratica a misericórdia e segue Jesus já não está “separado”, tradução literal de “fariseu”. Aquele que é iluminado por Cristo se reconhece como pecador e deseja que Cristo entre em sua casa, no seu íntimo, para curar a enfermidade do pecado humano que existe em nós. Cristo não pretende que nos separemos do mundo, mas que reconheçamos e erradiquemos o pecado das nossas vidas.

quarta-feira, 2 de julho de 2025

João 20, 24-29 A comunidade é testemunha de Jesus ressuscitado.

* 24 Tomé, chamado Gêmeo, que era um dos Doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25 Os outros discípulos disseram para ele: “Nós vimos o Senhor.” Tomé disse: “Se eu não vir a marca dos pregos nas mãos de Jesus, se eu não colocar o meu dedo na marca dos pregos, e se eu não colocar a minha mão no lado dele, eu não acreditarei.” 26 Uma semana depois, os discípulos estavam reunidos de novo. Dessa vez, Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou. Ficou no meio deles e disse: “A paz esteja com vocês.” 27 Depois disse a Tomé: “Estenda aqui o seu dedo e veja as minhas mãos. Estenda a sua mão e toque o meu lado. Não seja incrédulo, mas tenha fé.” 28 Tomé respondeu a Jesus: “Meu Senhor e meu Deus!” 29 Jesus disse: “Você acreditou porque viu? Felizes os que acreditaram sem ter visto.” Comentário: * 24-29: Tomé simboliza aqueles que não acreditam no testemunho da comunidade e exigem uma experiência particular para acreditar. Jesus, porém, se revela a Tomé dentro da comunidade. Todas as gerações do futuro acreditarão em Jesus vivo e ressuscitado através do testemunho da comunidade cristã. Provavelmente você já utilizou a expressão: “Preciso ver para crer!”. Fazemos uso dessa frase para evocar nossa incredulidade, sem recordar que ela tem sua origem no apóstolo Tomé. Também não recordamos que Tomé é muito maior do que um momento de incredulidade. O Evangelho de hoje nos mostra Tomé como modelo de fé, o discípulo que tem a certeza de que as feridas de Jesus são agora os sinais que revelam a identidade de Cristo, porque são expressão da sua paixão e morte por amor a todos nós. Modelo de discípulo que consegue professar profundamente sua fé: “Meu Senhor e meu Deus!”. Como escreveu Santo Agostinho: “Tomé via e tocava o homem, mas confessava sua fé em Deus”. Tomé simboliza todo discípulo que acredita no amor de Cristo, expresso nas suas chagas, e é capaz de confessá-lo como Senhor da história e Deus da humanidade.

terça-feira, 1 de julho de 2025

Mateus 8, 28-34 Jesus desaliena os homens.

* 28 Quando Jesus chegou à outra margem, à terra dos gadarenos, foram ao encontro dele dois homens possuídos pelo demônio. Saíam do meio dos túmulos e eram muito selvagens, de modo que ninguém podia passar por esse caminho. 29 Então eles gritaram: “Que é que há entre nós, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?” 30 Havia, ao longe, uma grande manada de porcos que estavam pastando. 31 Os demônios suplicavam: “Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos.” 32 Jesus disse: “Podem ir.” Os demônios saíram, e foram para os porcos; e eis que toda a manada se atirou monte abaixo para dentro do mar e morreu afogada. 33 Os homens que guardavam os porcos saíram correndo, foram à cidade e contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. 34 Então toda a cidade saiu ao encontro de Jesus. Vendo-o, começaram a suplicar que Jesus se retirasse da região deles. Comentário: * 28-34: Cf. nota em Mc 5,1-20. Para desalienar os homens não existe limite de espaço (“aqui”) e de tempo (“antes do tempo”). Mateus mostra que Jesus realizou sua ação libertadora, mesmo que para isso tivesse que “invadir” áreas pagãs, consideradas propriedade do demônio. Gadara era uma das cidades da Decápole, próxima ao lago de Tiberíades. Marcos e Lucas ambientam este milagre na cidade de Gerasa, que, no entanto, fica bastante distante dali. A presente série de milagres narrada por Mateus está contextualizada na Decápole, terra habitada por pagãos, como indica a própria presença de porcos, animais considerados impuros pelos judeus. Jesus encontra ali um mundo dominado por escravidão e violência. Sua presença significa grande ameaça contra essa deplorável situação: “Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?”. A ação de Jesus vence os poderes do mal que agem no meio dos pagãos. A libertação que Jesus promove, obviamente, não alegra os poderosos (donos dos porcos), que se juntam contra ele.