segunda-feira, 12 de março de 2018

João 4, 43-54 Muitos acreditam só quando vêem milagres.



* 43 Dois dias depois, Jesus foi para a Galiléia. 44 Mas o próprio Jesus tinha declarado: “Um profeta nunca é bem recebido em sua própria terra.” 45 Entretanto, quando ele chegou à Galiléia, os galileus o receberam bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém durante a festa. Pois eles também tinham ido à festa.
Segundo sinal: Jesus cura o filho do funcionário do rei
A fé na palavra de Jesus produz vida - 46 Jesus voltou para Caná da Galiléia, onde havia transformado a água em vinho. Ora, em Cafarnaum havia um funcionário do rei que tinha um filho doente. 47 Ele ouviu dizer que Jesus tinha ido da Judéia para a Galiléia. Saiu ao encontro de Jesus e lhe pediu que fosse a Cafarnaum curar seu filho que estava morrendo. 48 Jesus disse-lhe: “Se vocês não vêem sinais e prodígios, vocês não acreditam.” 49 O funcionário do rei disse: Senhor, desce, antes que meu filho morra!” 50 Jesus disse-lhe: Pode ir, seu filho está vivo.” O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora. 51 Enquanto descia para Cafarnaum, seus empregados foram ao seu encontro e disseram: “Seu filho está vivo.” 52 O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: “A febre desapareceu ontem pela uma hora da tarde.” 53 O pai percebeu que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: “Seu filho está vivo.” Então ele acreditou, juntamente com toda a sua família.
54 Esse foi o segundo sinal de Jesus. Foi realizado quando ele voltou da Judéia para a Galiléia.
Comentário:
Um funcionário do rei Herodes Antipas já ouvira falar a respeito de Jesus e vai ao seu encontro para pedir-lhe a cura do filho. Jesus questiona a qualidade da fé do funcionário: “Se vocês não veem sinais e prodígios, não acreditam de modo nenhum”. O funcionário aflito, de forma imperativa, impõe urgência: “Senhor, desce, antes que meu filho morra!”. Jesus se adapta aos modos do pai angustiado e o despede garantindo-lhe a cura do filho. O homem acredita na palavra de Jesus. Na mesma hora o doente sente-se em plena saúde. O prólogo do Evangelho de João nos recorda que “a Palavra era Deus…O que estava nela era vida, e a vida era a luz dos homens” (Jo 1,4). A fé que, a princípio, era apenas do funcionário, estendeu-se a toda a sua família.

domingo, 11 de março de 2018

João 3, 14-21 A vida nova vem de Jesus.



14 Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, do mesmo modo é preciso que o Filho do Homem seja levantado. 15 Assim, todo aquele que nele acreditar, nele terá a vida eterna.”
Jesus provoca decisão -* 16 Pois Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna. 17 De fato, Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, e sim para que o mundo seja salvo por meio dele. 18 Quem acredita nele, não está condenado; quem não acredita, está condenado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus.
19 O julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20 Quem pratica o mal, tem ódio da luz, e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam desmascaradas. 21 Mas, quem age conforme à verdade, se aproxima da luz, para que suas ações sejam vistas, porque são feitas como Deus quer.”
Comentário:
No diálogo com Nicodemos, mestre em Israel, Jesus reivindica a si mesmo duas funções da lei mosaica: ser fonte de vida e norma de conduta para as pessoas. Se a lei de Moisés, representada na serpente de bronze, podia restituir a vida transitoriamente, Jesus a proporciona de forma definitiva. O relato do evangelho faz alusão a um episódio do êxodo, quando o povo hebreu está no deserto em busca da libertação. Faz memória da serpente levantada por Moisés no deserto; Jesus levantado na cruz é sinal de vida e salvação. Se a serpente levantada no deserto salvava as pessoas mordidas por serpentes, Jesus é sinal de salvação para toda a humanidade, pois ele ama não apenas um povo, mas todos os povos, todo o mundo. Assim o Mestre galileu supera a proposta de Nicodemos: a pessoa não chega à plenitude de vida pela observância da lei, mas pela capacidade de amar. Jesus não é um juiz que condena, mas um doador de vida, alguém que doa a própria vida em favor dos outros. Com pessoas capazes de amar é que se consegue construir comunidades fraternas e solidárias.