segunda-feira, 19 de março de 2018

Mateus 1, 16.18-21.24 Jesus, o Messias, realiza as promessas de Deus.



16 Jacó foi o pai de José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Messias.
O começo de uma nova história -* 18 A origem de Jesus, o Messias, foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19 José, seu marido, era justo. Não queria denunciar Maria, e pensava em deixá-la, sem ninguém saber. 20 Enquanto José pensava nisso, o Anjo do Senhor lhe apareceu em sonho, e disse: José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados.”
24 Quando acordou, José fez conforme o Anjo do Senhor havia mandado: levou Maria para casa,
Comentário:
Último patriarca a receber comunicações via sonhos e declarado patrono da Igreja universal por Pio IX, são José é pai adotivo e guarda do menino Jesus e colocado como chefe da Família de Nazaré. Ele estabelece a ligação de Jesus à descendência de Davi. Os evangelhos pouco falam de José. As poucas menções revelam que ele era carpinteiro, descendente da tribo de Davi, homem justo. Foi uma figura silenciosa, mas muito presente na infância e adolescência de Jesus. O episódio do encontro de Jesus no templo é o evangelho proposto para esta solenidade. O relato mostra José acompanhando sua família até Jerusalém, mas o centro da narrativa é Jesus. Mesmo tendo pais terrenos, Jesus mostra, desde pequeno, sua relação filial com Deus, seu Pai. Interrogado pela mãe, ele responde que deve se preocupar com as coisas do seu Pai. Seguir a vontade de Deus pode significar ir além dos limitados horizontes da família. Jesus volta com sua família e convive com ela até o dia em que assumirá sua missão profética e missionária.

domingo, 18 de março de 2018

João 12, 20-33 A missão do verdadeiro Messias.



20 Entre os que tinham ido à festa para adorar a Deus, havia alguns gregos. 21 Eles se aproximaram de Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e disseram: Senhor, queremos ver Jesus.” 22 Filipe falou com André; e os dois foram falar com Jesus.
23 Jesus respondeu para eles, dizendo: Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. 24 Eu garanto a vocês: se o grão de trigo não cai na terra e não morre, fica sozinho. Mas se morre, produz muito fruto. 25 Quem tem apego à sua vida, vai perdê-la; quem despreza a sua vida neste mundo, vai conservá-la para a vida eterna. 26 Se alguém quer servir a mim, que me siga. E onde eu estiver, aí também estará o meu servo. Se alguém serve a mim, o Pai o honrará. 27 Agora estou muito perturbado. E o que vou dizer? Pai, livra-me desta hora? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. 28 Pai, manifesta a glória do teu nome!”
Então veio uma voz do céu: “Eu manifestei a glória do meu nome, e vou manifestá-la de novo.” 29 A multidão queestava ouviu a voz, e dizia que tinha sido um trovão. Outros diziam: Foi um anjo que falou com ele.” 30 Jesus disse: “Essa voz não falou por causa de mim, mas por causa de vocês. 31 Agora é o julgamento deste mundo. Agora o príncipe deste mundo vai ser expulso 32 e, quando eu for levantado da terra, atrairei todos a mim.” 33 Jesus assim falava para indicar com que morte ia morrer.
Comentário:
Alguns gregos demonstram interesse em conhecer Jesus. O Mestre atrai pessoas também de outros povos, não somente de judeus, pois a adesão a ele é universal, ou seja, todos os povos podem aderir a ele. Jesus anuncia aos seus discípulos, à sua comunidade, que sua hora chegou e qual é o caminho para produzir frutos: o grão de trigo tem de ser enterrado. Seu desaparecimento na terra não significa destruição. A mensagem é clara: o serviço e a doação produzirão frutos de vida em favor de muitos. Produz-se vida doando a própria vida. Ela é resultado do amor que se oferece. Amar é dar-se sem se poupar, até desaparecer, se for necessário. Jesus está perturbado, mas nem por isso deixa de ir até o fim, pois foi para isso que o Pai o enviou. Deus se manifesta em favor da vida do seu Filho, desde o início até o fim de sua missão. Somos convidados também nós a ver Jesus em seu duplo significado: o sofrimento e a glória. Essa parece ser a síntese do evangelho deste domingo. A própria cruz, sinal de sofrimento, deve ser vista junto com a glória da ressurreição.