quinta-feira, 10 de abril de 2014

João 8, 51-59 Jesus é maior do que Abraão

 51“Eu garanto a vocês: se alguém guarda a minha palavra, jamais verá a morte”. 52 Os judeus disseram: “Agora sabemos que estás louco. Abraão morreu e os profetas também. E tu dizes: ‘se alguém guarda a minha palavra nunca vai experimentar a morte’. 53 Por acaso, tu és maior que o nosso pai Abraão, que morreu?  Os profetas também morreram. Quem é que pretendes ser?”
54Jesus respondeu: “Se eu glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vocês dizem que é o Pai de vocês. 55 Vocês não o conhecem. Mas eu o conheço e guardo a palavra dele .56 Abraão, o pai de vocês, alegrou-se porque viu o meu dia. Ele viu e encheu-se de alegria”. 57Então os judeus disseram: “Ainda não tens cinquenta anos tens, e viste Abraão?” 58Jesus respondeu: “Eu garanto a vocês, antes que Abraão existisse, Eu Sou”. 59Então eles pegaram pedras para atirar em Jesus. Mas Jesus se escondeu e saiu do Templo.
Comentário:
* 48-59: Abraão se alegrou com a promessa feita por Deus de que o futuro Messias iria sair da sua descendência (Gn 12,7; 15,2ss; Gl 3,16). Jesus vai muito além, e atribui a si mesmo o título do Deus do êxodo: “Eu Sou”.
Deus nos fala

Abraão, escolhido por Deus, tornou-se o pai de um grande povo, numeroso, imenso, um povo livre, porque é o Povo de Deus. Em Jesus, somos o novo povo do Senhor, agora irmanados em seu Filho Jesus Cristo, chamados para dentro de seu projeto redentor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário