3 Por isso, eu declaro a vocês que ninguém, falando sob a ação do Espírito de Deus, jamais poderá dizer: “Maldito Jesus!” E ninguém poderá dizer: “Jesus é o Senhor!” a não ser sob a ação do Espírito Santo.
A Trindade gera a comunidade -* 4 Existem dons
diferentes, mas o Espírito é o mesmo; 5 diferentes serviços, mas o Senhor é o mesmo; 6 diferentes modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos.
A comunidade é o Corpo de Cristo
-* 12 De fato,
o corpo
é um só, mas tem muitos membros; e no entanto, apesar de serem muitos, todos os membros do corpo formam um só corpo. Assim acontece também com Cristo. 13 Pois todos fomos batizados num só Espírito para sermos um só corpo, quer sejamos judeus ou gregos, quer escravos ou livres. E todos bebemos de um só Espírito.
Comentário:
* 1-3: Na efervescência carismática dos coríntios existem
traços pagãos. Estes se reúnem para cultivar o espetacular e o fascínio pelo
sobrenatural impregnado de mística pagã; isso acaba tornando-se verdadeiro
ópio. Paulo adverte: nem todas as manifestações de entusiasmo religioso provêm
de Deus. Na mística cristã, o primeiro critério para discernir os verdadeiros
dons do Espírito é reconhecer Jesus como Senhor.
* 4-11: A Trindade é a base sobre a qual a comunidade se
constrói: nesta, toda ação provém do Pai, todo serviço provém de Jesus e todos
os dons (= carismas) provêm do Espírito. Cada pessoa na comunidade recebe um
dom, ou melhor, é um dom para o bem de todos. Por isso, cada um, sendo o que é
e fazendo o que pode, age para o bem
da comunidade, colocando-se a serviço de
todos como dom gratuito. Desse modo,
cada um e todos se tornam testemunho e sacramento da ação, serviço e dom do
Pai, do Filho e do Espírito Santo. Paulo enumera apenas os carismas de direção
e ensino. A lista não é completa, pois cada pessoa é um carisma para a
comunidade toda.
* 12-31: A imagem do corpo é usada para falar
da unidade, diversidade e solidariedade que caracterizam a comunidade cristã.
Esta é una, porque forma o corpo de
Cristo, dado que todos receberam o mesmo batismo e o mesmo Espírito, que
produzem a comunhão e igualdade fundamental. Contudo, as pessoas são diferentes entre si; cada uma com sua
originalidade contribui, de maneira indispensável, para a construção e
crescimento de todos; portanto, não há lugar para complexos de superioridade ou
inferioridade. O cimento da vida comunitária é a solidariedade, que faz todos voltar-se para cada um, principalmente
para os mais fracos e necessitados, partilhando os sofrimentos e alegrias.