sexta-feira, 18 de maio de 2018

João 21, 15-19 Para dirigir a comunidade, é preciso amar.


* 15 Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: ? Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros?” Pedro respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo.” Jesus disse: Cuide dos meus cordeiros.” 16 Jesus perguntou de novo a Pedro: Simão, filho de João, você me ama?” Pedro respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo.” Jesus disse: Tome conta das minhas ovelhas.” 17 Pela terceira vez Jesus perguntou a Pedro: Simão, filho de João, você me ama?” Então Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Disse a Jesus: Senhor, tu conheces tudo, e sabes que eu te amo.” Jesus disse: Cuide das minhas ovelhas. 18 Eu garanto a você: quando você era mais moço, você colocava o cinto e ia para onde queria. Quando você ficar mais velho, estenderá as suas mãos, e outro colocará o cinto em você e o levará para onde você não quer ir.” 19 Jesus falou isso aludindo ao tipo de morte com que Pedro iria glorificar a Deus. E Jesus acrescentou: Siga-me.”
Comentário:
Embora curto, o diálogo entre Jesus e Pedro é extremamente denso e significativo, porque toca a atitude essencial de todo cristão: amar. Ora, amar implica não só dizer que ama, mas demonstrar com atos concretos que ama realmente. O amor ensinado e praticado por Cristo pede a entrega da própria vida. Ele amou o próximo e os inimigos com amor total: “Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1). O último ato de amor praticado por Jesus é incomparável: morreu na cruz em favor da humanidade. Essa é a disposição que Cristo espera de Pedro e dos cristãos. Pedro, o líder da comunidade apostólica, dá ao Senhor sua adesão sincera: “Tu sabes que eu sou teu amigo”. Então tem condições de conduzir o rebanho de Cristo: “Alimente as minhas ovelhas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário