domingo, 20 de maio de 2018

João 20, 19-23 Jesus ressuscitado está vivo na comunidade.


* 19 Era o primeiro dia da semana. Ao anoitecer desse dia, estando fechadas as portas do lugar onde se achavam os discípulos por medo das autoridades dos judeus, Jesus entrou. Ficou no meio deles e disse: “A paz esteja com vocês.” 20 Dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos ficaram contentes por ver o Senhor.
21 Jesus disse de novo para eles: “A paz esteja com vocês. Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.” 22 Tendo falado isso, Jesus soprou sobre eles, dizendo: Recebam o Espírito Santo. 23 Os pecados daqueles que vocês perdoarem, serão perdoados. Os pecados daqueles que vocês não perdoarem, não serão perdoados.”
Comentário:
Sequência (cantada ou rezada- antes do evangelho)
1.    Espírito de Deus, / enviai dos céus /: um raio de luz!
2.    Vinde, Pai dos pobres, / dai aos corações /: vossos sete dons.
3.    Consolo que acalma, / hóspede da alma, /: doce alívio, vinde!
4.    No labor descanso, / na aflição remanso, /: no calor aragem.
5.    Enchei, luz bendita, / chama que crepita, /: o íntimo de nós!
6.    Sem a luz que acode, / nada o homem pode, /: nenhum bem há nele.
7.    Ao sujo lavai, / ao seco regai, /: curai o doente.
8.    Dobrai o que é duro, / guiai no escuro, /: o frio aquecei.
9.    Dai à vossa Igreja, / que espera e deseja, /: vossos sete dons.
10. Dai em prêmio ao forte / uma santa morte, /: alegria eterna. :/ /: Amém.
A paz é o primeiro dom que o Ressuscitado oferece à comunidade reunida no primeiro dia da semana, com as portas trancadas por medo. “A paz esteja com vocês”. Paz que é plenitude de vida e possibilidade de devolver aos medrosos a coragem para proclamá-la à humanidade, tão carente de paz. Talvez a paz esteja cada vez mais longe, porque continuamos acuados e não somos corajosos o suficiente para levar adiante o projeto de Jesus. Para não ser confundido com um fantasma, Jesus mostra as mãos e o lado, sinais da sua entrega por amor. Os discípulos se alegram por verem o Senhor. A seguir, ele os envia em missão, a mesma que ele realizou. Para animar a comunidade a viver a reconciliação, Jesus lhe envia o Espírito Santo, força que cria e renova o íntimo das pessoas. É o mesmo Espírito que sustentou a missão de Jesus para realizar o projeto de Deus. A paz, a harmonia, a alegria e a reconciliação fazem parte da comunidade cristã, convidada a levar esses valores para o meio da sociedade, tão marcada pela intolerância e violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário