quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Lucas 9, 57-62 Os primeiros passos do discípulo.



 * 57 Enquanto iam andando, alguém no caminho disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores.” 58 Mas Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça.” 59 Jesus disse a outro: Siga-me.” Esse respondeu: Deixa primeiro que eu sepultar meu pai.” 60 Jesus respondeu: Deixe que os mortos sepultem seus próprios mortos; mas você, anunciar o Reino de Deus.” 61 Outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa primeiro que eu me despedir do pessoal de minha casa.” 62 Mas Jesus lhe respondeu: Quem põe a mão no arado e olha para trás, não serve para o Reino de Deus.”
Comentário:
Três cenas de seguimento marcam o início da caminhada de Jesus para a cruz em Jerusalém. Jesus só pode recrutar pessoas prontas a abandonar todas as seguranças materiais ou morais. No primeiro e terceiro caso, os homens tomam a iniciativa: “Eu te seguirei”. No segundo caso, é Jesus quem chama: “Siga-me”. Nas três situações requerem-se: prontidão, desprendimento de outros vínculos, disposição para enfrentar o desconforto. Enterrar os mortos é dever sagrado, porém é mais importante priorizar a vida nova oferecida pelo Reino de Deus. O discípulo de Jesus deve ser como o lavrador que olha para frente; olhar para trás é desviar-se do caminho reto. Essas exigências se aplicam ainda mais aos que têm particular vocação ao serviço do Reino, como bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário