domingo, 6 de agosto de 2017

Segunda Carta de São Pedro 1, 16-19 Testemunhas oculares.



16 De fato, não tiramos de fábulas complicadas o que lhes ensinamos sobre o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Pelo contrário, falamos porque fomos testemunhas oculares da majestade dele. 17 Pois ele recebeu de Deus Pai a honra e a glória, quando uma voz vinda da sua Glória lhe disse: “Este é o meu Filho amado: nele encontro o meu agrado.” 18 Esta voz veio do céu, e nós próprios a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo.
Movidos pelo Espírito -* 19 Por isso, acreditamos com mais firmeza na palavra dos profetas. E vocês fazem bem considerando-a como luz que brilha em lugar escuro, até que raie o dia quando a estrela da manhã brilhar em seus corações.
Comentário:
* 12-18: Para falar sobre a vinda gloriosa de Jesus Cristo, os falsos mestres da época arquitetavam teorias complicadas e sem fundamento. Os apóstolos, ao contrário, transmitem fatos que viram com os próprios olhos. O v. 17 alude à transfiguração de Jesus (cf. Mt 17,5).
* 19-21: Os profetas do Antigo Testamento, que anunciavam a glória do Messias, não se fundamentavam numa visão pessoal e subjetiva; o testemunho deles era expressão do que Deus queria comunicar aos homens através do Espírito. A Bíblia inteira é inspirada pelo Espírito Santo, o qual não ditou os livros ou fez revelação particular a seus autores. Estes apenas escreveram movidos pelo Espírito, e o fizeram com seu estilo próprio e conforme a cultura do seu tempo. Tinham consciência de expressar a fé genuína do seu povo, mas não necessariamente se davam conta de que estivessem obedecendo ao Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário