terça-feira, 8 de abril de 2014

João 8, 21-30 O pecado é rejeitar uma ordem nova

Naquele tempo disse Jesus aos fariseus: 21 Jesus continuou dizendo “Eu vou-me embora e vocês vão me procurar, mas vocês vão morrer no seu pecado. Para onde eu vou, vocês não podem ir”. 22 As autoridades dos judeus comentavam: “Por acaso, ele vai se matar? Pois está dizendo: ‘Para onde eu vou, vocês não podem ir’?” 23Jesus continuou a falar: “Vocês são daqui de baixo, eu sou lá do alto. Vocês são deste mundo mas eu não  sou deste mundo. 24 É por isso que eu digo que vocês vão morrer nos seus pecados. Se vocês não acreditm que Eu Sou, vocês vão morrer nos seus pecados”.
25 Então as autoridades dos judeus perguntaram: “Quem és tu, então?” Jesus respondeu: “O que eu estou dizendo desde o começo. 26 Eu poderia dizer muitas coisa a respeito de vocês e condená-los. Mas aquele que me enviou é verdadeiro, e eu digo ao mundo as coisas que ouvi dele.” 27Eles não compreenderam que Jesus falava a respeito do Pai. 28 Jesus continuou dizendo: “Quando vocês levantarem o Filho do Homem, sa­berão que Eu Sou, e que não faço nada por mim mesmo, pois eu falo apenas aquilo que o Pai me ensinou. 29Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que agrada a ele”. 30Enquanto Jesus falava essas coisas, muitos acreditaram nele.
Comentário:
* 21-30: O pecado que leva à morte é permanecer fechado neste mundo de baixo, isto é, dentro de uma ordem sociorreligiosa injusta. Jesus é a presença atuante do Deus do êxodo (“Eu Sou”, cf. Ex 3,14), que liberta o povo da escravidão e o conduz para uma vida nova, desejada por Deus (“mundo de cima”). É através da sua morte que Jesus realiza esse êxodo.

Deus nos fala

O povo de Israel confiou no Senhor, que o livrava dos perigos. Quanto amor deve nascer em nós, ao contemplarmos o Cristo no alto da cruz, dando-nos a vida: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, sabereis que eu sou”. Escutemos a Palavra do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário