segunda-feira, 7 de abril de 2014

João 8, 1-11 Jesus não veio para condenar.

1 Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2 Ao amanhecer, ele voltou de novo ao Templo, e todo o povo ia ao seu encontro. Então Jesus sentou-se e  começou a ensinar. 3 Chegaram os doutores da Lei e os fariseus trazendo uma mulher no meios, 4disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi pega cometendo adultério.A Lei de Moisés manda apedrejar tais mulheres. E tu, o que dizes?”
6 Eles diziam isso para pôr Jesus à prova e ter um motivo de o acusá-lo. Então Jesus, inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo. 7 Os doutores da Çei e os fariseus continuaram insistindo na pergunta. Então, Jesus se levantou e disse: “Quem de vós não tiver pecado, atire nela a primeira pedra”. 8E inclinando-se de novo,  continuou a escrever no chão. 9 Ouvindo isso , eles foram saindo um a um,  começando  pelos mais velhos. E Jesus ficou sozinho. Ora, a mulher continuava ali no meio. 10 Jesus então se levantou e perguntou: “Mulher, onde estão os outros? Ninguém condenou você?” 11Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus  disse: “Eu, também, não a condeno. Pode ir, e não peques mais”.
Comentário:
* 1-11: Mais uma vez Jesus mostra que a pessoa humana está acima de qualquer lei. Os homens não podem julgar e condenar, porque nenhum deles está isento de pecado. O próprio Jesus não veio para julgar, pois o Pai não quer a morte do pecador, e sim que ele se converta e viva (Ez 18,23.32).
Deus nos fala

A Palavra nos faz pensar com retidão, na fidelidade e na confiança no Senhor. Aqueles que condenavam Susana, e os escribas e fariseus que acusavam Jesus, não eram sinceros. Jesus, porém, mostra-lhes que a misericórdia está acima de qualquer ideia ou posição religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário