sábado, 12 de abril de 2014

João 11, 45-56 Os poderosos procuram matar Jesus.

45 Então muitos judeus, que tinham ido à casa de Maria e que viram o que Jesus fez, acreditaram nele. 46 Alguns, porém, foram ao encontro dos fariseus e contaram o que Jesus tinha feito.47Então os chefes dos sacerdotes e os fariseus reuniram o Conselho. E disseram: “Que é que  vamos fazer? Esse homem está realizando muitos sinais.48Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele; os romanos virão e destruirão o Templo e toda a  nação”.
49Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote nesse ano, disse: “Vocês não sabem nada. 50Vocês não percebem que é melhor um só homem morrer pelo povo do que a nação inteira perecer?”51Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em nesse ano, profetizou que Jesus ia morrer pela nação.52E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus que estavam dispersos. 53A partir desse dia, as autoridades dos judeus decidiram matar Jesus.
54Por isso, Jesus não andava mais em público entre os judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto. Foi para uma cidade chamada Efraim, onde ficou com seus discípulos.55A Páscoa dos judeus estava próxima e muita gente do campo foi a Jerusalém para purificar-se antes da Páscoa.56Eles procuravam Jesus e quando se reunirem-se no Templo, comentavam: “Que é que vocês acham? Será que ele não vem para a festa?”
Comentário:
* 45-57: A comunicação da vida e liberdade é intolerável para um sistema opressor que gera a morte. As autoridades disfarçam sua hostilidade com a desculpa de que o bem da nação está em jogo. Apelam para a segurança nacional. Caifás apresenta a solução que, ironicamente, se tornou o coração da fé cristã: Jesus morrerá por todos. Matando a Jesus, o sistema opressor se denuncia e se destrói a si mesmo, abrindo a possibilidade da vida e liberdade para todos.
Deus nos fala
O Espírito do Senhor continua a animar o povo da nova Aliança em Cristo. Assim nos é possível superar limites e ideologias. Somos chamados a olhar para o futuro. E o futuro só é possível em Deus. Aprendamos da Palavra do Senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário